01/11/2008

Projeto Para Aula Eventual

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA

Tema

A Matemática e a Física inserida no cotidiano

Delimitação do Tema

Este estudo será direcionado a alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede estadual de ensino, das disciplinas de Matemática e Física, localizadas na cidade de Guarulhos, estado de São Paulo.

Objetivos

Visando melhor interesse, compreensão e dedicação por parte dos alunos, este projeto é apresentado pretendendo-se trabalhar os temas da Matemática e da Física de maneira a aproximá-los da realidade dos educandos, com exemplos, modelos e experiências, assim como introduzir o contexto histórico sempre que possível, exaltando os processos e dificuldades que os grandes matemáticos e físicos tiveram no desenvolvimento de suas teorias e fórmulas, para facilitar, inicialmente, suas necessidades, e que atualmente nos servem como objetos de estudo para explicar a vida.

Justificativa

É notório o desinteresse dos alunos em relação à Matemática e à Física, que pôde ser comprovada em algumas participações em aulas como aluno-estagiário em escolas da rede estadual de ensino durante o curso de Licenciatura em Matemática na UNIMESP - Centro Universitário Metropolitano de São Paulo, concluído no ano de 2007.

Parte dessa realidade vem do desinteresse do aluno, alegando serem disciplinas difíceis, abstratas, ou mesmo somente compreendidas por alunos mais “inteligentes”. Parte vem do próprio educador que, em vista de tal desinteresse, não tem a motivação para desenvolver novas técnicas de ensino.

Freqüentemente ouvimos: “onde eu uso isso?” ou “para que serve isso?”. Este projeto visa trabalhar a Matemática e a Física de modo a responder estas questões.

Problematização

Como já dizia Newton, a Matemática possui uma beleza austera e fria, mas infinitamente maravilhosa para quem consegue enxergá-la em sua totalidade.

Esta frase traduz a atual realidade, pois poucos são os que se interessam em aprender e desenvolver a Matemática.

Nota-se um grande desinteresse pelas disciplinas de Matemática e Física, especialmente, onde não há dedicação dos alunos. Os efeitos colaterais são vistos desde cedo: alunos que chegam às séries seguintes sem mesmo terem aprendido o fundamental. Chegam ao Ensino Médio sem mesmo saberem resolver um problema ou mesmo sem saberem ler e escrever corretamente. Chegam ao mercado de trabalho incapacitados de solucionarem problemas corriqueiros. Incapazes de desenvolver novas técnicas de resolução.

Sabe-se que a Matemática desenvolve o raciocínio lógico-dedutivo e a capacidade analítica, entre outros, por isso torna-se fundamental seu estudo durante os anos nas escolas.

Despertar o interesse do aluno é tarefa do professor. A dedicação do aluno pelo estudo vem da motivação que este deve receber dos professores. Mas como mudar este quadro? De que maneira?

Metodologia

Pesquisas bibliográficas.

Recursos a Utilizar

Livros, internet, revistas, softwares matemáticos.

Cronograma Previsto

Projeto a ser trabalhado no decorrer do ano letivo.

Referências Bibliográficas

Bibliografia adotada pela instituição.

Bibliografia de apoio

[1] BOYER. C. História da matemática. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
[2] IEZZI, G. Fundamentos de matemática elementar, V.1-11. 8. ed. São Paulo: Atual, 2006.
[3] NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica, V.1-4 . 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1981.
[4] PARANÁ, D. S. Física, V. 1-3. 10. ed. São Paulo: Ática, 2003.
[5] SCIENTIFIC AMERICAN GÊNIOS DA CIÊNCIA. São Paulo: Duetto Editorial, 2005-
[6] Tahan. M. As maravilhas da matemática. Rio de Janeiro: Bloch, 1972.


COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Projeto Para Aula Eventual. Publicado por Kleber Kilhian em 01/11/2008. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog