25/01/2010

Elementos de Euclides

livro-os-elementos-de-euclides
Euclides de Alexandria foi um matemático grego conhecido por sua obra "Elementos", que foi uma coletânea de definições, postulados e teoremas matemáticos organizados de forma lógica e sistemática. Ele viveu no século III a.C. e é considerado um dos maiores matemáticos da antiguidade, tendo influenciado muito o desenvolvimento da matemática e da geometria.

"Elementos" é considerado uma das obras mais importantes da história da matemática e foi usado como livro didático por muitos séculos. Ele inclui definições de conceitos básicos como pontos, linhas, ângulos e polígonos, bem como teoremas sobre áreas, volumes e proporções. Alguns dos teoremas mais famosos incluem o Teorema de Pitágoras, o Teorema de Euclides (que estabelece que todos os números primos têm exatamente dois divisores primos) e o Teorema de Euclides para a máxima comum divisão (ou MDC).

Além de sua obra matemática, Euclides também escreveu sobre óptica, geometria esférica e astronomia. Ele foi professor na escola de Alexandria e teve muitos alunos famosos, incluindo Arquimedes e Apolônio de Perga.

Euclides de Alexandria é considerado um dos maiores matemáticos da antiguidade, e sua obra "Elementos" é uma das mais importantes da história da matemática, tendo sido usada como livro didático por séculos. Suas contribuições para a geometria e a matemática em geral são notáveis e ainda são estudadas até hoje.

Os Elementos de Euclides (grego: Στοιχεῖα) é um tratado matemático e geométrico consistindo de 13 livros escrito pelo matemático grego Euclides em Alexandria por volta de 300 a.C.. Ele engloba uma coleção de definições, postulados (axiomas), proposições (teoremas e construções) e provas matemáticas das proposições.

Os treze livros cobrem a geometria euclidiana e a versão grega antiga da teoria dos números elementar. Parece que Euclides pretendia reunir três grandes descobertas do seu tempo: a teoria das proporções de Eudoxo (Livro V), a teoria dos irracionais de Teeteto e a teoria dos cinco sólidos regulares, que ocupava um lugar importante na cosmologia de Platão.

Com a exceção do Sobre a Esfera Movente de Autolycus de Pitane, os Elementos é o tratado grego sobrevivente mais antigo e contém o tratamento axiomático-dedutivo sobrevivente mais antigo da matemática. Ele se provou útil na construção da lógica e da ciência moderna.

Os Elementos de Euclides é o livro mais bem sucedido e influente jamais escrito. Tendo sido colocado em tipos primeiramente em Veneza em 1482, é um dos primeiros trabalhos de matemática e ser impresso depois da invenção da prensa móvel e perde somente para a Bíblia em número de edições publicadas, com o número batendo nas mil edições.

No link abaixo é possível ver os 13 livros de forma interativa com applet’s Java:

http://aleph0.clarku.edu/~djoyce/java/elements/toc.html


Veja mais em:

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Elementos de Euclides. Publicado por Kleber Kilhian em 25/01/2010. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

2 comentários:

  1. Muito legal a matéria, vale lembrar que o quinto postulado de Euclides do Livro 1 do Os Elementos é muito importante para todos, pois sem ele talvez não teria o desenvolvimento das geometrias não-euclidianas e Einstein não poderia concluir a Teoria da Relatividade, além de outras coisas.

    ResponderExcluir
  2. O mais famoso dos postulados de Euclides. Segundo Os Euclides - Tradução de Irineu Bicudo, página 98:

    "Caso uma reta, caindo sobre duas retas, faça ângulos interiores e do mesmo lado menores do que dois retos, sendo prolongadas as duas retas, ilimitadamente, encontrarem-se no lado no qual estão os menores do que dois retos."

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog