19/12/2010

As Sete Unidades de Base do SI

image
O Protótipo Internacional do quilograma (K), o único padrão materializado ainda em uso, para definir uma unidade de base do SI.

O Bureau Internacional de Pesos e Medidas, o BIPM, foi criado pelo artigo 1º da Convenção do Metro, no dia 20 de maio de 1875, com a responsabilidade de estabelecer os fundamentos de um sistema de medições, único e coerente, com abrangência mundial. O sistema métrico decimal, que teve origem na época da Revolução Francesa, tinha por base o metro e o quilograma. Pelos termos da Convenção do Metro, assinada em 1875, os novos protótipos internacionais do metro e do quilograma foram fabricados e formalmente adotados pela primeira Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), em 1889. Este sistema evoluiu ao longo do tempo e inclui, atualmente, sete unidades de base. Em 1960, a 11a CGPM decidiu que este sistema deveria ser chamado de Sistema Internacional de Unidades, SI (Système international d’unités, SI). O SI não é estático, mas evolui de modo a acompanhar as crescentes exigências mundiais demandadas pelas medições, em todos os níveis de precisão, em todos os campos da ciência, da tecnologia e das atividades humanas. Este documento é um resumo da publicação do SI, uma publicação oficial do BIPM que é uma declaração do status corrente do SI.

As sete unidades de base do SI, listadas abaixo, fornecem as referências que permitem definir todas as unidades de medida do Sistema Internacional. Com o progresso da ciência e com o aprimoramento dos métodos de medição, torna-se necessário revisar e aprimorar periodicamente as suas definições. Quanto mais exatas forem as medições, maior deve ser o cuidado para a realização das unidades de medida.

As sete unidades de base, que correspondem às sete unidades de base, são: Comprimento, Massa, Tempo, Corrente Elétrica, Temperatura termodinâmica, Quantidade de substância e Intensidade luminosa:

Comprimento: Metro (m)

O metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 do segundo. Assim, a velocidade da luz no vácuo, c0, é exatamente igual a 299 792 458 m/s.

Massa: Quilograma (kg)

O quilograma é a unidade de massa, igual à massa do protótipo internacional do quilograma. Assim, a massa do protótipo internacional do quilograma, m(К), é exatamente igual a 1kg.

Tempo: Segundo (s)

O segundo é a duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133. Assim, a frequência da transição hiperfina do estado fundamental do átomo de césio 133, ν(hfs Cs), é exatamente igual a 9.192.631.770 Hz.

Corrente Elétrica: Ampere (A)

O ampere é a intensidade de uma corrente elétrica constante que, mantida em dois condutores paralelos, retilíneos, de comprimento infinito, de seção circular desprezível, e situados à distância de 1 metro entre si, no vácuo, produziria entre estes condutores uma força igual a 2x10-7 Newton por metro de comprimento. Assim, a constante magnética, μ0 , também conhecida como permeabilidade do vácuo, é exatamente igual a 4πx10-7 H/m.

Temperatura Termodinâmica: Kelvin (K)

O kelvin, unidade de temperatura termodinâmica, é a fração 1/273,16 da temperatura termodinâmica no ponto tríplice da água. Assim, a temperatura do ponto tríplice da água, Tpta, é exatamente igual a 273,16 K.

Quantidade de Substância: Mol (mol)

1. O mol é a quantidade de substância de um sistema contendo tantas entidades elementares quantos átomos existem em 0,012 quilogramas de carbono 12.

2. Quando se utiliza o mol, as entidades elementares devem ser especificadas, podendo ser átomos, moléculas, íons, elétrons, assim como outras partículas, ou agrupamentos especificados dessas partículas. Assim, a massa molar do carbono 12, M(12C), é exatamente igual a 12 g/mol.

Intensidade Luminosa: Candela (cd)

A candela é a intensidade luminosa, numa dada direção, de uma fonte que emite uma radiação monocromática de frequência 540x1012 hertz e cuja intensidade energética nessa direção é 1/683 watt por esterradiano. Assim, a eficácia luminosa espectral, K, da radiação monocromática de freqüência 540x1012 Hz é exatamente igual a 683 lm/W.


Veja Mais:

Medidas de Tempo
Medidas de Tempos Muito Longos

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: As Sete Unidades de Base do SI. Publicado por Kleber Kilhian em 19/12/2010. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

2 comentários:

  1. Olá, Kleber!
    Voce está marcando um gol de placa com esse post! Sorte a nossa, pois com uma cajadada só conseguimos matar sete coelhos! Aproveito a ocasião para perguntar-lhe: aquele sistema de divisão do tempo para otimizar os encontros pela Rede , criado por uma fábrica de relógio da Suíça, o que foi feito dele? Tem alguma notícia?
    Obrigado!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah Valdir! Isso é somente um esboço. Um artigo com a idéia básica. Há muito mais a explorar! Mas admito que será muito útil para aqueles que pesquisem sobre o assunto.

    Quanto à sua pergunta, acho que você sabe mais do que eu!! Não sabia deste sistema.Também não achei na rede nenhuma novidade. Se souber me avise (assim como tem feito com muitos tesmas!)

    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog