28/07/2011

A Gravitação Universal Além do Sistema Solar

Como se poderia testar a validade da lei da gravitação além do Sistema Solar? Isto se tornou possível depois que William Herschel e seu filho John descobriram que as estrelas "fixas" não as são realmente, tendo observado vários movimentos estelares; em particular, o Sol se desloca em direção a um ponto da constelação de Hércules, próximo à Estrela Vega, a uma velocidade de aproximadamente 2/3 à velocidade da Terra em sua órbita.

Os Herschels descobriram inúmeras estrelas duplas: um par de estrelas em órbita uma em torno da outra. Um exemplo é Sirius, localizada na Constelação de Cão Maior, possui uma luminosidade 23 vezes maior que o Sol e massa com cerca de 2,1 massas solares. Foi descoberto em 1862 que a estrela Sirius é um sistema binário. Sua companheira, bem menos luminosa, é denominada por Sirius B e foi a primeira estrela-anã a ser descoberta.

clip_image002

A figura acima ilustra a órbita de Sirius B em torno de Sirius A (que é a estrela mais visível), projetada contra a esfera celeste e por este fato, a posição do foco fica distorcida. Mas é possível verificar que é claramente uma elipse Kepleriana, com período T = 50 anos. Sirius está a uma distância de apenas 8,7 anos-luz da Terra, mostrando assim que a lei da Gravitação permanece válida mesmo a essa distância. O mesmo fato observou-se em estrela binárias mais distantes.

Em distâncias bem maiores, da ordem de 104 anos-luz, observam-se aglomerado de estrelas de forma aproximadamente esférica e dimensões da ordem de 105 vezes as do Sistema Solar. Esses aglomerados devem ser mantidos pela atração gravitacional.

A nossa Galáxia (comumente chamada de Via Láctea) é uma galáxia espiral, como a Nebulosa de Andrômeda. “Vista de lado” ela teria aproximadamente a forma esboçada pela figura abaixo, com um núcleo central e um disco em rotação, contendo os braços espirais.

clip_image004

Podemos interpretar esta forma como resultante da condensação por atração gravitacional de uma vasta nuvem de gás em rotação lenta. À medida que a nuvem se condensava, sua velocidade de rotação aumentaria até que impedisse a contração em direção ao eixo, permitindo apenas contração paralela ao eixo.

O Sistema Solar como um todo e estrelas vizinhas estão num dos braços espirais, a cerca de 30.000 anos-luz do centro, e giram em torno dele com uma velocidade orbital da ordem de 200km/s e um período de rotação da ordem de 2,5 x 108 anos. Se tratarmos esse movimento como uma órbita Kepleriana sob a ação da massa total M da Galáxia concentrada em seu centro, podemos estimar essa massa utilizando uma fórmula derivada da 3ª Lei de Kepler:

clip_image006

Encontrando um valor de aproximadamente M = 3 x 1041 kg. Como o Sol é uma estrela típica e tem massa de aproximadamente 2 x 1030 kg, estima-se que há da ordem de 1011 estrelas em nossa Galáxia.

Numa escala ainda mais vasta, observamos aglomerados de galáxias, o que também é atribuído à atração gravitacional entre elas. A nossa Galáxia faz parte do “Grupo Local”, que contém cerca de uma vintena de galáxias, inclusive a galáxia Andrômeda e as nuvens de Magalhães. Foram observados aglomerados de até aproximadamente 105 galáxias e há observações de aglomerados de galáxias até a distâncias da ordem de 109 anos-luz. Podemos portanto corroborar a audaz hipótese de Newton, de que a lei da gravitação é realmente universal.

O sucesso imenso da Mecânica Newtoniana em sua aplicação à astronomia levou a um grau de confiança muito grande no esquema da física por ela sugerido. O próprio Newton formulou esse esquema no prefácio dos Princípia: "Ofereço este trabalho como os princípios matemáticos da filosofia, pois toda a tarefa da filosofia parece consistir nisto – a partir dos fenômenos de movimento investigar as forças da natureza, e depois a partir destas forças demonstrar os demais fenômenos...".

image Laplace, em seu Ensaio Filosófico sobre as Probabilidades (1814), enunciou claramente o programa associado a essa concepção mecanicista, em termos do que se tornou conhecido como o "determinismo Laplaciano":

"Devemos... considerar o presente estado do universo como o efeito de sue estado anterior e causa do que se cai seguir. Se imaginarmos por um instante uma inteligência que pudesse conhecer todas as forças de que a natureza é animada e as posições respectivas dos corpos que a compõem – uma inteligência suficientemente vasta para submeter estes dados à análise – ela compreenderia na mesma fórmula os movimentos dos maiores corpos do universo e os do átomo mais minúsculo; para ela, nada seria incerto e o futuro, bem como o passado, estariam presentes à sua visão. A mente humana oferece, na perfeição que foi capaz de dar à astronomia, um exemplo modesto do que seria essa inteligência."

Quando Laplace presenteou Napoleão com um exemplar de sua monumental obra Mecânica Celeste (5 volumes, 1799 – 1825), o imperador lhe perguntou se era verdade que Deus não era citado em parte alguma do tratado. Laplace respondeu: "Sire, jê n’ai pás eu besoin de cette hypothèse-là." (Eu não tinha necessidade desta hipótese).

Referências

[1] Curso de Física Básica V1 – Mecânica – H. Moysés Nussenzveig


Veja mais:

As Velocidades da Terra
A Astronomia e os Astrônomos da Grécia Antiga
A Lei da Gravitação Universal e Campo Gravitacional
Tamanho dos Astros e Estrelas no blog Infravermelho
Além do Sistema Solar no site da USP

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: A Gravitação Universal Além do Sistema Solar. Publicado por Kleber Kilhian em 28/07/2011. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

4 comentários:

  1. Olá, Kleber!
    Muito boa, essa postagem nota... não quero exagerar, então... vai um 10!!!!!!!!!!!! (obs.: cada exclamação vale 10 ^10. Rsrsrsrsrs!) e eu chamo a atenção das pessoas interessadas nos assuntos da astronomia, que isto aqui é de uma importância... capital!
    Parabéns, parceiro!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Valdir!!!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Kleber. Estes mestres que você citou viveram em uma época que ficou mesmo conhecida pelo determinismo. O pensamento era mais ou menos assim: "Me dêem todos os dados suficientes sobre um problema e eu prevejo o que irá acontecer". No entanto, depois deles vieram tantas dúvidas.Logo em seguida, descobriu-se que na verdade nem tudo poderia ser determinado, não é mesmo ? E o problema estava justamente na forma como seriam feitas as medições para obtenção dos dados suficientes. Acho que o Princípio da Incerteza de Heisenberg resume o que foi esta época, que derrubou o conceito amplo e abrangente que se tinha sobre o determinismo.

    É claro que muitas previsões ainda podem ser feitas a partir de observações, como é o caso deste belo exemplo da estrela Sirius B e seu movimento em torno da irmã maior, mas as "questões abertas", como a origem do Universo, e do que seria o bloco básico da matéria ainda dividem os maiores pensadores de nossa época.

    A minha opinião pessoal, e aqui deixo espaço para que possam discordar de mim, é que o nosso cérebro não evoluiu suficientemente para que pudéssemos compreender satisfatoriamente estas questões. Não significa que devemos desistir de tentar, apesar de nossas limitações. Afinal a curiosidade do ser humano é uma coisa que jamais poderemos freiar. Tomara.

    Muitos procuram conforto para estas dúvidas nas religiões, e eu acho que devemos respeitar estas escolhas. Mas achei interessante Laplace não ter sentido necessidade de considerar a hipótese da participação de Deus na explicação sobre a mecânica celeste.

    Muito bom este post.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Jairo,

    Eu particularmente gosto bastante dessa parte das ciências, sobre a história e o contexto histórico na qual as descobertas aconteciam. Sou fã de Newton e não posso negar. Ele era religioso e um cientista excepcional. Suas obras impulsionaram o desenvolvimento da matemática e física. Mas, como disse, nem tudo se resolvia e Einstein resolveu parte do problema. Creio que logo precisaremos de uma nova física.

    Concordo com você quando diz que ainda não evoluimos o suficiente para entendermos certos assuntos, como a origem do universo. Se não continuarmos tentando, nunca saberemos. Isso cai naquela sua postagem sobre o corte de verba nas pesquisas científicas.

    Gosto de seus comentários pois você faz com uma visão diferente do trivial. Obrigado por engrandecer com seu comentário!

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog