15/03/2012

Panorama da História do Cálculo

Desde os tempos mais remotos o homem vem aprimorando seus métodos de analisar a natureza e expressá-la em forma de equações.

O cálculo é uma das criações supremas do pensamento humano. No cálculo combinam-se e interligam-se ideias geométricas com ideias analíticas, construindo-se instrumentos poderosos para a resolução e interpretação de problemas e fenômenos.

A resolução de determinados problemas, que só foi possível com a criação do cálculo, veio aumentar de uma forma significativa o poder da Matemática.

Podemos dividir a evolução do Cálculo em quatro períodos principais, onde as ideias foram evoluindo e tomando forma. Abaixo segue os principais nomes que figuraram em cada período com uma pequena amostra de suas contribuições.
Panorama da História do Cálculo

[Palimpsesto Arquimedes]

1) Os Antigos

  • Pitágoras $(580 – 500 a.C.)$: Teorema de Pitágoras para triângulos retângulos; irracionalidade de $\sqrt{2}$.
  • Euclides $(300 a.C.)$: Organizou a maior parte da Matemática conhecida em seu tempo; Teorema de Euclides sobre números perfeitos; infinidade de números primos.
  • Arquimedes $(287 – 212 a.C.)$: Determinou tangentes, áreas e volumes, essencialmente por cálculo; determinou o volume e a superfície de uma esfera; centros de gravidade; espiral de Arquimedes; calculou $\pi$.
  • Pappus $($ século $IV)$: Centros de gravidade de sólidos e superfícies de revolução.

2) Os Precursores

  • Descartes (1596 – 1650): Considerado o descobridor da Geometria Analítica; introduziu algumas boas notações.
  • Mersenne $(1588 – 1648)$: Agilizou o fluxo de ideias; cicloide; primos de Mersenne.
  • Fermat $(1601 – 1665)$: Verdadeiro descobridor da Geometria Analítica; calculou e usou derivadas e integrais; fundou a Teoria dos Números; probabilidades.
  • Pascal $(1623 – 1662)$: Indução matemática; coeficientes binomiais; cicloide; Teorema de Pascal em geometria; probabilidades; influenciou Leibniz.
  • Huygens $(1629 – 1695)$: Catenária; cicloide; movimento circular; professor de Matemática de Leibniz (que aluno!, que professor!)

3) Os Primeiros Modernos

  • Newton $(1642 – 1727)$: Inventou sua própria versão do Cálculo; descobriu o Teorema Fundamental; usou séries infinitas; virtualmente criou Astronomia e Física como ciências matemáticas.
  • Leibniz $(1646 – 1716)$: Inventou uma maneira mais aprimorada do Cálculo; descobriu o Teorema Fundamental; inventou muitas notações boas; professor dos irmãos Bernoulli.
  • Os Bernoulli $($James $1654 – 1705$, John $1667 – 1748)$: Aprenderam Cálculo com Leibniz, desenvolveram e aplicaram-no exaustivamente; séries infinitas; John foi professor de Euler.
  • Euler $(1707 – 1783)$: Organizou e desenvolveu o Cálculo bastante extensivamente; codificou a Geometria Analítica e a Trigonometria; introduziu os símbolos $e$, $\pi$, $i$, $f (x)$, $\text{sen}(x)$, $\cos(x)$; séries e produtos infinitos; cálculo das variações; Teoria dos Números; topologia; Física-Matemática etc.
  • Lagrange $(1736 – 1813)$: Cálculo das variações; mecânica analítica.
  • Laplace $(1749 – 1827)$: Equação de Laplace; mecânica celeste; probabilidade analítica.
  • Fourier $(1768 – 1830)$: Série de Fourier; equação do calor.

4) Os Modernos

  • Gauss $(1777 – 1855)$: Iniciou o rigor na análise com provas de convergência para séries infinitas; teoria dos números; números complexos na álgebra, análise e teoria dos números; geometria diferencial; geometria não euclidiana etc.
  • Cauchy $(1789 – 1857)$: Tratamento cuidadoso dos limites, continuidade, derivadas, integrais, séries; análise complexa.
  • Abel $(1802 – 1829)$: Série binomial; equação do quinto grau; cálculo integral; funções elípticas.
  • Dirichlet $(1805 – 1859)$: Convergência de série de Fourier; definição moderna de função; teoria analítica dos números.
  • Liouville $(1809 – 1901)$: Integrais e funções elementares; números transcendentes.
  • Hermite $(1822 – 1901)$: Transcendência de e; matrizes hermitianas; funções elípticas.
  • Riemann $(1826 – 1866)$: Integral de Riemann; teorema do rearranjo de Riemann; geometria riemanniana; função zeta de Riemann; análise complexa.

Referências:


Veja mais: 

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Panorama da História do Cálculo. Publicado por Kleber Kilhian em 15/03/2012. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

7 comentários:

  1. Olá, Kleber!!!!

    Uma lista cronológica de grande valia, para que tenhamos ciência de quem e o que se preocupou em trabalhar nas ideias matemáticas desde priscas eras!!! Quase que eu reclamava da ausência de certos nomes e que também muito contribuíram para aumentar o acervo de descobertas matemáticas, mas, verifiquei que você prometera, fazer uma listagem com os principais estudiosos e aí, eu concordo com o que apresentou!!!
    Portanto, meus parabéns pela ótima postagem!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem exposto as principais ideias do Cálculo. Muitos não sabem, mas sem Cálculo, não seria possível construir muitos aparelhos e máquinas modernas, tais como aviões, televisão e o próprio computador. Obrigado pelo link citado acima. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Valdir, há muitos nomes importantes na história da matemática que contribuiram imensamente. Restringindo esses nomes aos que propiciaram a evolução do cálculo, acho que Simmon fez uma ótima compilação!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Paulo, não sei até que ponto as pessoas tem consciência de que se não fosse a matemática, não existiria, televisores, computadores, máquinas, ... Fico espantado às vezes quando vejo que algumas pessoas não tem a mínima ideia sobre ângulos, pois não conseguem estima-los; ou mesmo a tabuada! Quanto é 7x8? 54, 63,.. acho que este é o cálculo mais difícil da tabuada.

    ResponderExcluir
  5. Um livro da coleção Biblioteca Científica LIFE faz analogia do cálculo da área sob curvas em pequenos retângulos com a frente do Auditório Kresge, em Cambridge, interessante, não? http://www.librosmaravillosos.com/matematicalife/imagenes/124-125.gif

    Excelente síntese da História do Cálculo. O quebra-cabeças foi montado aos poucos e um certo inglês e um certo alemão juntaram os últimos pedaços.

    Parabéns, amigo Kleber!

    ResponderExcluir
  6. Que imagem bacana Aloísio. Aí podemos ver uma verdadeira aplicação, senão um belo exemplo de integral definida. Obrigado por compartilhar!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. muito bom esse site. muito bem explicado e interessante.

    Um beijo

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog