22/07/2012

A Série de Suiseth

A primeira ocorrência de uma série infinita de que se tem notícia encontra-se num trabalho de Arquimedes (sempre Arquimedes!), onde ele calcula a área da parábola. Para isso, Arquimedes usa uma série geométrica de razão 1/4.

Depois disso, passou-se um período de 1700 anos até que, no século XIV, por um grupo de matemáticos da Universidade de Oxford, que estudava cinemática, as séries infinitas voltaram a aparecer.

Em Paris, Nicole Oresme (1325 – 1382), além de professor universitário era conselheiro do rei, principalmente na área de finanças públicas, onde revelou-se um homem de larga visão. Em recompensa pelos serviços prestados, Oresme foi nomeado bispo de Lisieux.

Oresme mantinha contato com o grupo de pesquisadores de Oxford e contribuiu na investigação de várias das séries surgidas e estudadas na época, tal como a série:

clip_image002

Essa série foi considerada, por volta de 1350, por Richard Suiseth, um dos matemáticos de Oxford, surgindo do estudo de um movimento que se desenvolve num intervalo de tempo t = [0,1]: A velocidade de um corpo permanece constante e igual a 1 durante a primeira metade do intervalo de tempo de 0 a 1/2; no segundo subintervalo de tempo igual a 1/4, a velocidade dobra de valor; no terceiro subintervalo de tempo igual a 1/8, a velocidade triplica; quadruplica no quarto subintervalo de duração 1/16; e assim por diante.

image

[Figura 1]

Podemos ver que a soma da série é a soma dos produtos da velocidade pelo tempo em cada um dos sucessivos subintervalos de tempo e representa o espaço total percorrido pelo corpo.

Suiseth encontrou o valor de 2 para esta soma, utilizando um complicado argumento verbal. Oresme, por sua vez, deu uma interessante explicação geométrica para esta série. Observamos na figura 1 que essa soma é a soma das áreas dos infinitos retângulos verticais.

O raciocínio de Suiseth, combinado com a interpretação geométrica de Oresme, se traduz assim: a soma das áreas desses retângulos verticais é igual à soma das áreas dos retângulos horizontais, conforme ilustra a figura 2:

image

[Figura 2]

Isso é o mesmo que substituir o movimento original por uma sucessão infinita de movimentos com velocidade igual a 1. O primeiro movimento no intervalo de tempo [0,1]; o segundo no intervalo de tempo [1/2,1]; o terceiro no intervalo de tempo [3/4,1]; e assim sucessivamente. Desta forma, o espaço percorrido passa a ser dado pela soma da série geométrica:

clip_image008

Já sabemos do Ensino Médio, que a soma de uma progressão geométrica de razão q é dado por:

clip_image010

Assim, se a1 = 1 e q = 1/2, obtemos:

clip_image012

Assim, obtemos a soma da série original:

clip_image014

Uma outra forma de ver que a série infinita dada em (2) converge para o valor 2 é a seguinte: Tomamos um quadrado de área igual a 2. Traçando sua diagonal, dividimos o quadrado em dois triângulo de área igual a 1.

image

[Figura 3]

Em seguida, dividimos um desses triângulos ao meio, traçando sua altura. Em seguida, tomamos um desses triângulos e traçamos sua altura, dividindo-o ao meio. E assim por diante. O que teremos é um quadrado dividido numa infinidade de triângulos, cada um com área igual à metade da área do triângulo anterior. Sendo assim, a área do quadrado original é a soma das áreas dos triângulos:

clip_image018


Referências:

[1] Várias Faces da Matemática – Geraldo Ávila – Blucher
[2] Revista do Professor de Matemática nº 30

Veja mais:

Fórmula da Soma dos Termos de uma P.G. Infinita
Uma Série Infinita para a Função Arco Seno
Teste da Integral para Convergência de Séries

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: A Série de Suiseth. Publicado por Kleber Kilhian em 22/07/2012. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

5 comentários:

  1. Excelente artigo, Kleber! Parabéns!

    Interessante que muita da matemática pura da época tinha um fundo geométrico ou relativo aos mais exóticos movimentos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Aloísio. Concordo com você. Arquimedes foi um grande exemplo de trabalhar com a mecânica. Na idade média acho que tudo floresceu, junto com a evolução da matemática.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Um ótimo artigo! Obrigada me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  5. Essa serie ai e muito fácil de calcular. e possível ainda encontrar uma formula mais genérica para progressões geométricas com esse perfil. não da nem pra suar.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog