29/08/2015

O poder dos telescópios e os objetos deixados na superfície lunar

Algumas vezes somos questionados sobre qual seria o melhor tipo telescópio para que seja possível ver a bandeira ou o carro deixados pelos astronautas na Lua na década de $1970$. Outras vezes a pergunta recai sobre o motivo pelo qual, mesmo existindo tantos telescópios na Terra, essas mesmas fotos não são publicadas. Apesar de parecerem ingênuas à primeira vista, as perguntas são bastante interessantes e mostram como um pouquinho de conhecimento pode explicar muita coisa.

Antes de entrar em detalhes, é necessário informar que as fotos dos objetos deixados na Lua não são publicadas simplesmente porque elas não existem. E o motivo é bem simples: não existe nenhum telescópio capaz de enxergar objetos tão pequenos a uma distância tão grande. Nem o telescópio Hubble, com um espelho de $2,4\ m$ é capaz desse feito!

O poder dos telescópios e os objetos deixados na superfície lunar

Para explicar o motivo que faz essa observação ser praticamente impossível é necessário conhecer dois conceitos importantes: o tamanho angular da Lua e dos objetos no céu e o poder de resolução de um telescópio. Vamos começar pelo primeiro.

Medida angular

Em astronomia a abóbada celeste é divida em um arco de $360$ partes ou graus. Cada um dos $360$ graus desse arco é divido em outras $60$ partes ou minutos. Assim, o arco da abóbada tem ao todo $21.600$ minutos. Cada minuto desse arco também é dividido em $60$ partes ou segundos, tornando a abóbada um arco composto de $1.296.000$ segundos.

Diâmetro real e aparente da Lua

Cada um dos minutos desse arco é chamado de arco-minuto ou minuto de arco enquanto cada segundo é chamado de arco-segundo ou segundo de arco. Qualquer uma dessas denominações estão corretas e podem ser empregadas sem confusões.

Tamanho da Lua

É na abóbada imaginária que estão dispostos todos objetos celestes, os planetas, as estrelas, o Sol e a Lua. Se olharmos a Lua veremos que ela ocupa aproximadamente meio grau ($30$ minutos) no arco dessa abóbada, ou seja, $1.800$ arco-segundos.

Como sabemos, a Lua tem um diâmetro de $3.474\ km$ e é praticamente esse disco que enxergamos aqui da Terra. Se este disco de $3.474\ km$ ocupa $1.800$ segundos, então cada arco-segundo dele equivale a $1,93$ quilômetro.

Uma vez compreendido o conceito acima, vamos ao segundo ponto da questão. Se não entendeu, leia novamente!

A resolução do telescópio

Todos os instrumentos óticos, inclusive nossos olhos, têm suas limitações e um dos principais fatores que determinam a capacidade de um telescópio é chamado de "Poder de Resolução". É ele que determina o tamanho do menor objeto que se pode ver através de um telescópio.

A resolução de um telescópio

Existem diversos métodos para se calcular o poder de resolução de um telescópio e um dos mais usados é o "Critério de Rayleigh". Para usá-lo basta dividir $139,7$ pelo tamanho da objetiva em milímetros. O resultado será o poder de resolução, expresso em arco-segundos.

Como exemplo, um telescópio de $150$ milímetros tem um poder de resolução de $0,93$ arco-segundos $(139,7/150\ mm)$, o que significa que objetos menores que isso não poderão ser vistos por este telescópio. Apenas para lembrar, a Lua tem $1.800$ arco-segundos.

A grosso modo, o poder de resolução de um instrumento é diretamente proporcional ao tamanho da sua abertura. Em outras palavras, quanto maior o diâmetro da objetiva ou espelho, melhor será seu poder de resolução.

Juntando tudo e mais um pouco

Como vimos no início, cada arco-segundo no disco lunar equivale a $1,93\ km$. Se apontarmos para ela nosso telescópio de $150$ milímetros, capaz de "resolver" $0,93$ arco-segundo, então o menor objeto que podemos ver com ele na superfície da Lua precisa ter no mínimo $1.794$ metros. Veja porque:

a) Poder de Resolução $\displaystyle = \frac{139,7}{150\ mm} = 0,93$ arco-segundo.

b) Resolução $\displaystyle = 1,93\ km \times 0,93 = 1.794$ metros.

Ou seja, com um telescópio de $150$ milímetros não dá pra ver o carro, a bandeira ou a pegada de Armstrong na Lua!

Mais força!

E se aumentarmos o diâmetro do telescópio? Que tal um caro instrumento de $300$ milímetros? Bem, neste caso as coisas melhoram, mas não muito. Vejamos:

a) Poder de Resolução $\displaystyle = \frac{139,7}{300} = 0,46$ arco-segundo.

b) Resolução $\displaystyle =1,93\ km \times 0,46 = 898$ metros.

Melhorou bastante mesmo. Com um instrumento de $300$ milímetros já dá para ver objetos de $898$ metros, mas o carro, a bandeira ou a pegada de Armstrong... Nada feito!

Mais Potência!

Vamos poupar esforços e vamos olhar a Lua com o maior telescópio que existe no mundo, o SALT, na África do Sul. Seu espelho tem nada menos que $11$ metros de diâmetro, ou seja, $11$ mil milímetros. Será que agora dá para ver os apetrechos lunares? Vamos ver:

Telescópio Southern African Large Telescope (SALT)

a) Poder de Resolução $\displaystyle = \frac{139,7}{11.000} = 0,0127$ arco-segundo.

b) Resolução $\displaystyle =1,93\ km \times 0,0127 = 24,51$ metros.

Nada ainda... Nem com o maior telescópio do mundo é possível ver o carro, a bandeira ou a pegada de Armstrong na Lua!

Concluindo

Como deu pra perceber, não basta ter um telescópio para se ver os equipamentos deixados na Lua. É preciso que esse telescópio tenha um diâmetro muito grande, capaz de "resolver" detalhes muito pequenos. Supondo que o carro deixado na Lua tenha aproximadamente $2,5$ metros de comprimento, o telescópio terá que ter aproximadamente $100$ metros de diâmetro para que os instrumentos lá deixados sejam visíveis aqui da Terra. Sem dúvida, um instrumento impraticável!

A título de curiosidade, o olho humano médio tem um poder de resolução de $120$ arco-segundos. Assim, quando olhamos a Lua o menor detalhe que podemos ver precisa ter no mínimo 231 quilômetros:
\begin{equation*}
1,93\ km \times 120\ s = 231\ km
\end{equation*}
Agora que você já entendeu como se calcula o poder de resolução de um telescópio, faça os mesmos cálculos para o Sol, Júpiter, Marte, etc. A tabela abaixo mostra os diâmetros reais (em km) e angulares (em arco-segundos) para os diversos objetos do Sistema Solar. Experimente. Você vai se surpreender!



Link do artigo:


Referências


Veja mais:

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: O poder dos telescópios e os objetos deixados na superfície lunar . Publicado por Kleber Kilhian em 29/08/2015. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

8 comentários:

  1. Eu pensei num deste aqui: https://www.youtube.com/watch?v=CehTJyPeua8

    Há quem diga que na superfície da Lua há construções visíveis deixadas por outras civiçlizações. Visíveis por telescópios.

    Os cálculos do artigo mostram que não.

    Mesmo assim é bom para aguçar a imaginação pensar nestas possibilidades, não se importando com a ausência ou presença de provas. É mais por brincadeira, sem ser extremamente fanático ou cético.

    ResponderExcluir
  2. Suponha que eu tivesse acertado na loteria e tivesse poder suficiente para comprar um terreno em condições de se montar um telescópio gigantesco. Bem como poder para contratar uma vidraçaria (ou seja lá o nome correto) que produzisse lentes gigantescas.
    Qual tamanho deve ter a lente para se enxergar objetos do tamanho de 1 metro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve começar pelo contrário:
      $$x=\frac{1m}{1930} \approx 5,1813 \times 10^{-4}$$

      $$\frac{139,7}{5,1813 \times 10^{-4}} \approx 269m$$

      Precisaria de um espelho de aproximadamente 269 metros de diâmetro.

      Excluir
    2. Valeu!

      Excluir
    3. Sinto que alguém aqui ganhou na mega! kkkkkkkkkkkkk...

      Excluir
  3. Excelente explicação! Muito bacana... Gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/2/16 14:24

    tenho uma duvida, se o hubble estivesse na orbita da lua, ele poderia obter um foto de um humano na superfície... agradeço pelo post e pela atenção...até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não é possível. O espelho do Hubble tem 2,4m e:

      Poder de resolução: 139,7 / 240mm = 0,582083

      Resolução: 1,93km x 0,582083 = 1.123 metros

      O Hubble só veria objetos com extensão de cerca de 1,1km.

      Nem mesmo o SALT, com seu espelho de 11m conseguiria ver objetos menores que 24m.

      Um abraço.

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog