6 de mai de 2017

06 de Maio - Dia Nacional da Matemática

O Dia Nacional da Matemática é comemorado hoje, dia $06$ de maio. A data foi escolhida para homenagear Malba Tahan, pseudônimo do professor de Matemática Julio César de Mello e Souza, que nasceu no Rio de Janeiro, em $1895$, e faleceu em $1974$, no Recife, aos $79$ anos.


Autor de mais de uma centena de livros, escreveu sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil. Seus livros ensinam conceitos de Matemática e mostram que a disciplina pode ser uma divertida e desafiante aventura quando estudada de forma dinâmica e criativa. Daí ele ter recorrido a aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões. Sua obra mais famosa é "O Homem que Calculava", que foi traduzido para doze idiomas.

A data foi instituída em $2004$, pelo projeto de Lei nº $3.482/2004$, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira e foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura. Desde $2008$ encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça para homologação final que institui o dia $06$ de maio como o Dia Nacional da Matemática.

Veja mais:

O peso de uma distância
A pirâmide humana de Newton
As nove multiplicações com os 9 algarismos



0 Comentários:

Postar um comentário

Por favor, leiam antes de comentar:

▪ Escreva um comentário apenas referente ao tema;

▪ Para demais, utilize o formulário de contato;

▪ Comentários ofensivos ou spans não serão publicados;

▪ Desde o dia 23/07/2013, todos os comentários passaram a ser moderados. Para maiores detalhes, veja a nota de moderação aqui;

▪ É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog graças a um script da Mathjax. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de $\$$; Para fórmulas centralizadas, utilize o símbolo duplo $\$\$$.

Por exemplo, a^2 + b^2 = c^2 entre os símbolos de $\$\$$, gera:
$$a^2+b^2=c^2$$
▪ Para visualizar as fórmulas em $\LaTeX$ antes de publicá-las, acessem este link.

Seu comentário é o meu Salário!

Redes Sociais

Arquivo do Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...