15/07/2017

Morre a matemática iraniana Maryam Mirzakhani

A única mulher a ganhar a Medalha Fields foi a matemática iraniana Maryam Mirzakhani, que morreu em $15$ de julho de $2017$, aos $40$ anos, de câncer de mama, em um hospital dos Estados Unidos. Ela lutava contra a doença havia quatro anos. O estado de saúde de Maryam piorou quando a medula óssea foi atingida.



Maryam nasceu a $3$ de maio de $1977$ em Teerã, Irã e faleceu dia $15$ de julho de $2017$ nos Estados Unidos.

Professora da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Maryam recebeu o prêmio máximo da área em $2014$, no mesmo ano em que o brasileiro Artur Avila. Na ocasião, foi reconhecida por “suas contribuições notáveis para a dinâmica e geometria das superfícies de Riemann e seus espaços modulares." Ao receber o e-mail informando sobre a Fields, achou que fora hackeada e disse “não ter feito nada realmente muito notável” para receber o prêmio.

Dezenove anos antes, em $1995$, Maryam e Artur já haviam conquistado o mesmo feito: ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Foi o segundo ouro recebido na IMO. Na competição, ela também atingiu a nota perfeita.

A mulher que sonhava ser escritora, descobriu a Matemática no Ensino Médio. E, em sua curta vida, trouxe contribuições importantes e um pioneirismo ímpar em uma área ainda predominantemente masculina.

“[Matemática] é divertida - é como resolver um quebra-cabeça ou conectar os pontos em um caso de detetive”, disse à publicação Stanford Report, logo após ganhar a Medalha Fields. "Eu senti que isso era algo que eu poderia fazer, e eu queria seguir esse caminho", declarou Maryam, que era uma figura importante no Irã, mas sofria censura e preconceito por não usar o véu islâmico.

Maryam fez graduação em Matemática na Sharif University of Technology em $1999$ e doutorado na mesma área em Harvard, em $2004$. Foi nos Estados Unidos que ela conheceu Curtis McMullen, Medalha Fields que se tornou seu mentor e orientador. Fez estágio no Instituto Clay de Matemática e conquistou uma vaga de professora assistente na Universidade de Princeton. Em $2008$, entrou na Universidade de Stanford como professora titular, onde se dedicou às pesquisas em topologia e geometria de superfícies abstratas.

Em carta publicada pela agência de notícias IRNA, em $13$ de julho, Mohammad-Ali Najafi, ex-ministro da Educação e atual assessor do presidente do Irã, Hassan Rouhani, pediu que os iranianos rezassem por ela e disse que, perdê-la em uma idade tão nova “traria uma imensa tristeza ao mundo da Matemática e à comunidade científica iraniana”.

Segundo o ex-ministro, Maryam poderia ainda “dar contribuições inestimáveis no reconhecimento e na compreensão das ciências matemáticas”. E a comparou a Emmy Emmy Noether, matemática alemã conhecida por suas contribuições históricas para álgebra abstrata e física teórica.

“Mirzakhani é uma joia para todas as mulheres iranianas e para todas as mulheres em todo o mundo. Ela é um modelo para ser humilde e humano, bem como suas habilidades intelectuais e acadêmicas”, escreveu o ex-ministro antes da morte de Maryam, acrescentando: "Mas o que me impressionou ainda mais do que o seu gênio são suas virtudes que a tornaram um ser humano completo. Ao longo dos anos, viajou para o Irã várias vezes para compartilhar seus resultados de pesquisa com matemáticos iranianos, ela ama seu país”.

Além da medalha Fields, Maryam recebeu o Prêmio Blumenthal 2009 para o Avanço da Pesquisa em Matemática Pura e o Prêmio Satter $2013$ da American Mathematical Society.

Prêmios e Honras

■ Gold medal. International Mathematical Olympiad (Hong Kong 1994)
■ Gold medal. International Mathematical Olympiad (Canada 1995)
IPM Fellowship, Tehran, Iran, 1995–1999
■ Merit fellowship Harvard University, 2003
■ Harvard Junior Fellowship Harvard University, 2003
■ Clay Mathematics Institute Research Fellow 2004
■ AMS Blumenthal Award 2009
■ Invited to talk at the International Congress of Mathematicians in 2010, on the topic of "Topology and Dynamical Systems & ODE"
■ The 2013 AMS Ruth Lyttle Satter Prize in Mathematics. "Presented every two years by the American Mathematical Society, the Satter Prize recognizes an outstanding contribution to mathematics research by a woman in the preceding six years. The prize was awarded on 10 January 2013, at the Joint Mathematics Meetings in San Diego."
■ Named one of Nature magazine's ten "people who mattered" of 2014
Clay Research Award 2014
Plenary speaker at the International Congress of Mathematicians (ICM 2014)
Fields Medal 2014
■ Elected foreign associate to the French Academy of Sciences in 2015
■ Elected to the American Philosophical Society in 2015
National Academy of Sciences 2016
■ Elected to the American Academy of Arts and Sciences in 2017

Publicações:

Invariant and stationary measures for the SL(2,R) action on Moduli space
Isolation, equidistribution, and orbit closures for the SL(2,R) action on Moduli space
Towards large genus asymtotics of intersection numbers on moduli spaces of curves
Counting closed geodesics in strata
Growth of Weil-Petersson volumes and random hyperbolic surfaces of large genus. J. Differential Geom., Volume 94, 2 (2013), 267-300
Counting closed geodesics in Moduli space. J. Mod. Dyn. 5 (2011), no. 1, 71--105
Lattice Point Asymptotics and Volume Growth on Teichm\"uller space. Duke Math. J. 161 (2012), no. 6, 1055--1111
Ergodic theory of the space of measured laminationsi, Int. Math. Res. Not. (4) 2008
Ergodic theory of the earthquake flow, IMRN (2008) Vol. 2008
Growth of the number of simple closed geodesics on hyperbolic surfaces, Ann. of Math.(2), 168(1) (2008) 97--125
Weil-Petersson volumes and intersection theory on the moduli space of curves, J. Amer. Math. Soc. 20:1(2007), 1--23
Simple geodesics and Weil-Petersson volumes of moduli spaces of bordered Riemann surfaces, Invent. Math. 167 (2007), 179--222
Random hyperbolic surfaces and measured laminations. In the tradition of Ahlfors-Bers. IV, 179--198, Contemp. Math., 432, Amer. Math. Soc., Providence, RI, 2007

Site oficial de Maryam

http://mmirzakhani.com/

Referências:

[1] IMPA
[2] https://en.wikipedia.org/wiki/Maryam_Mirzakhani
[3] Department of Mathematics Stanford University 

Veja mais:

Elon Lages Lima
O número de Erdös-Bacon-Sabbath
John Nash e o filme Uma Mente Brilhante

Um comentário:

  1. Não a conhecia, mas certamente foi uma perda imensurável para o mundo acadêmico, sobretudo, pelo fato de ser uma mulher lutando contra muitos preconceitos impostos pela sociedade de um modo geral.
    Artigo muito completo e bem escrito.
    Att,
    Diogo

    ResponderExcluir

Por favor, leiam antes de comentar:

▪ Escreva um comentário apenas referente ao tema;

▪ Para demais, utilize o formulário de contato;

▪ Comentários ofensivos ou spans não serão publicados;

▪ Desde o dia 23/07/2013, todos os comentários passaram a ser moderados. Para maiores detalhes, veja a nota de moderação aqui;

▪ É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog graças a um script da Mathjax. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de $\$$; Para fórmulas centralizadas, utilize o símbolo duplo $\$\$$.

Por exemplo, a^2 + b^2 = c^2 entre os símbolos de $\$\$$, gera:
$$a^2+b^2=c^2$$
▪ Para visualizar as fórmulas em $\LaTeX$ antes de publicá-las, acessem este link.

Redes Sociais

Arquivo do Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...