16/07/2017

A fórmula de Euler para poliedros convexos

Leonhard Euler nasceu em Basileia, Suiça em 15 de abril de 1707 e morreu em 18 de setembro de 1783 em São Petersburgo, Rússia. Euler fez importantes descobertas em vários ramos da Matemática e figura entre os matemáticos mais importantes da história, ao lado de Arquimedes, Isaac Newton e Gauss

Dentre suas grandes descobertas está a fórmula de Euler para poliedros, também conhecida apenas como relação de Euler, que foi demonstrada e publicada entre 1750 e 1751.

Esta relação possui extrema importância na determinação do número de arestas, vértices e faces de qualquer poliedro convexo e de alguns não convexos. Dessa forma, essa relação permite que os cálculos sejam realizados no intuito de indicar o número de elementos de um poliedro.

O estudo e generalização desta fórmula se deram especificamente através de Augustin-Louis Cauchy, Simon Antoine Jean L'Huillier, estando na origem da topologia.

formula-de-euler-para-poliedros-relacao-de-euler-geometria

O que diz?

Os números de faces, arestas e vértices de um sólido não são independentes, mas estão relacionados de uma maneira simples.

Por que é importante?

Distingue sólidos com diferentes topologias usando o exemplo mais antigo de invariante topológico. Isso pavimentou o caminho para técnicas mais gerais e mais poderosas, criando um novo ramo da matemática.

Qual foi a consequência?

Uma das mais importantes e poderosas áreas da matemática pura: a topologia, que estuda propriedades geométricas que permanecem inalteradas por deformações contínuas.

Exemplos incluem superfícies, nós e laços. A maioria das aplicações é indireta, mas sua influência nos bastidores é vital. Ajuda-nos a compreender como enzimas agem sobre o DNA numa célula, e por que o movimento dos corpos celestes pode ser caótico.

Um pouco de história

A topologia teve suas raízes em um curioso padrão numérico percebido por Descartes em $1639$, quando trabalhava com os sólidos de Euclides. Ele notou que um cubo tem $6$ faces, $12$ arestas e $8$ vértices, cuja soma $6-12+8=2$. A mesma relação ocorria no dodecaedro, sendo $12$ faces, $30$ arestas e $20$ vértices, cuja soma $20-30+12=2$.

Descartes percebeu que esta relação valia para os demais poliedros regulares. Sendo um sólido com $F$ faces, $A$ arestas e $V$ vértices, então vale a relação:
$$
F-A+V=2
$$
No entanto, Descartes não publicou essa fórmula e encarou o problema apenas como uma curiosidade, ficando a glória de sua demonstração e publicação entre $1750$ e $1751$ a cargo do infatigável Euler, o matemático mais prolífero da história.

Essa relação é válida para todo poliedro convexo, mas existem alguns poliedros não convexos para os quais ela também pode ser verificada. Dessa forma, pode-se dizer que todo poliedro convexo é Euleriano (isso significa que para ele vale a relação de Euler), mas nem todo poliedro Euleriano é convexo.

Os Sólidos de Platão

Os sólidos de Platão são poliedros regulares convexos, cujas faces são formadas por polígonos regulares do mesmo tipo. Existem apenas $5$ desses sólidos e vale a relação de Euler:

Os sólidos de Platão e a Relação de Euler


Referências:

  • As 17 equações que mudaram o mundo - Ian Stewart

Veja mais:

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: A fórmula de Euler para poliedros convexos. Publicado por Kleber Kilhian em 16/07/2017. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

2 comentários:

  1. Kleber, Blz?
    Gosto muito dos seus posts.
    Sobre os poliedros de Platão, a definição moderna não exige que eles sejam regulares (os originais do Platão eram regulares), e assim, segundo a definição moderna, os poliedros regulares são um subconjunto dos poliedros de Platão. Um paralelepípedo retorretângulo é atualmente considerado um poliedros de Platão mesmo que não seja um cubo....
    Eu pessoalmente não gosto dessa definição moderna, enfim....
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gente como calcular uma poligonal irregular apenas com um angulo e uma medida?

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog