Bathsheba Grossman é uma artista que explora as regiões entre a Arte e a Matemática, trabalhando sobre a vida em três dimensões, com simetria e equilíbrio, entre o zero e o infinito de modo a encontrar a beleza geométrica.
Bathsheba utiliza a tecnologia de impressão em 3-D em metal e também de gravação a laser em superfícies de vidro. Veja algumas de suas obras:
Borromean Rings
Essa escultura é de uma classe de objetos conhecidos como superfícies de Seifert. Cada nó e ligações (na matemática nós são circuitos fechados, as ligações são conjuntos de nós) tem uma superfície contínua que está na borda. Uma introdução a essas superfícies, juntamente com software livre para gerá-los, estão no site SeifertView.
Estas superfícies são freqüentemente bonitas, especialmente por ter nós simétricos. Essa superfície tem três lados, cada um formando um simples circuito fechado, que estão presos juntos formando os chamados Anéis de Borromeu.
A malha orgânica é larga o suficiente para deixar a luz passar, sem deixar de responder com sensibilidade à curvatura e dar uma textura tátil.
Quintrino
Esta peça é um clássico e é essencial para quem vive no espaço 3-D. Com base num Sólido Platônico, o Quintrino utiliza uma simetria dodecaédrica misteriosa com um grande volume escondido em seu interior.
The 120-Cell
Este é um sólido 4-D análogo ao dodecaedro, projetado no espaço 3-D, composta por 12o faces dodecaédricas
The 24-Cell
Este é outro sólido 4-D projetado em 3-D, composto de 24 células octaédricas. Também conhecida como hyperdiamond. É um dos mais interessantes dos sólidos regulares em 4-espaço, pois uma de suas propriedades é que é auto-dual.
The 600-Cell
Este é o mais complexo dos sólidos regulares em 4 dimensão, o 600-Cell. Às vezes, é visto como o análogo do icosaedro, e tem, como se poderia esperar, 600 células tetraédricas. Não é nada fácil visualizar este modelo no espaço 3-D e por isso foi usado uma projeção ortogonal ao invés de os diagramas Schlegel do polytopes construídos por Bathsheba.
Parece complicado devido aos muitos ângulos, mas girando o sólido,pode-se ver a beleza ao longo das simetrias cúbicas.
Vejam alguns trabalhos feitos através da gravação a laser em superfícies de vidro:
Via Láctea
Geodynamo – O Campo magnético da Terra
Visitem o site da artista plástica e confiram sua galeria.
.
Postar um comentário