20/11/2008

Livro dos Lemas de Arquimedes

Arquimedes, natural de Siracusa, Grécia, situada na ilha de Silícia, figura entre os maiores matemáticos de todos os tempos e certamente foi o maior da antiguidade. Nasceu por volta de 287 a.C. e morreu durante o saque de Siracusa em 212 a.C.. Era filho de um astrônomo e desfrutava de alto prestígio junto ao rei Hierão. Há registros segundo os quais ele esteve algum tempo no Egito, provavelmente na Universidade de Alexandria, pois contavam, entre seus amigos, Cônon, Dositeo e Eratóstenes. Os dois primeiros foram sucessores de Euclides e o último foi bibliotecário da Universidade. Arquimedes comunicou muitas de suas descobertas matemáticas a esses homens.
 
image
 
Dentre toda a obra de Arquimedes, destacamos aqui o Livro dos Lemas ou Liber Assumptorum, que se preservou numa versão árabe, contém teoremas geométricos elegantes atribuídos a Arquimedes. Dentre eles há algumas propriedades do arbelos ou "faca de sapateiro".

No arquivo para download, encontra-se as 15 proposições do Livro dos Lemas interativas construídas em Java. Para a visualização é necessário ter instalado o Java.
 

Siga também o blog pelo canal no Telegram.

Compartilhe esse artigo:



Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Leia a política de moderação do blog. Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

2 comentários:

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog