Por que quando uma pessoa assopra sobre a superfície de um líquido a evaporação aumenta?
O sopro retira o vapor que está sobre o líquido, fazendo com que a pressão sobre as moléculas da superfície diminua e, assim, elas passem para o estado gasoso.
Da superfície do líquido, estão sempre escapando moléculas cuja energia cinética é suficiente para romper a interação com as outras, causando diminuição da temperatura do líquido. O processo inverso também ocorre: as moléculas de vapor, ao colidirem com a superfície, perdem energia cinética, voltando ao estado líquido.
Assim, próximo à superfície do líquido, estão sempre ocorrendo os processos simultâneos de evaporação e condensação.
Quando um líquido se encontra em um recipiente fechado, recebendo calor de fonte externa, após certo tempo, como os vapores permanecem confinados, haverá equilíbrio entre as moléculas que passam para o estado de vapor e aquelas que retornam ao estado líquido. Nesta situação, o vapor é denominado vapor saturante, e a pressão correspondente é a pressão máxima de vapor.
Verifica-se experimentalmente que:
- a pressão máxima de vapor não depende do volume do recipiente;
- nesta situação, o sistema mantém-se em equilíbrio dinâmico: o número de moléculas que escapam do líquido é igual ao número de moléculas que retornam ao estado líquido;
- a pressão máxima de vapor aumenta com a temperatura: a temperaturas elevadas, as moléculas adquirem velocidade maior, escapando da superfície do líquido em maior quantidade, provocando aumento de pressão.
Referências:
[1] Física V2 – Paraná
Veja mais:
EDO: Lei dos Gases de Boyle
Comportamento Térmico dos Gases Perfeitos
Quanto Pesa o Ar?
Postar um comentário