25/08/2010

O “Peso” de uma Distância

image Uma curiosidade como essa só podia ser obra de Malba Tahan. Seu jeito peculiar de expor um problema entretem qualquer calculista. Este texto pode ser encontrado em seu livro As Maravlhas da Matemática, primeira edição, página 135.

Mas como pesar uma distância? Já que o quilograma e o metro são unidades de medidas de diferentes grandezas? Pois bem, a incansável mente de Malba Tahan foi capaz de descobrir um modo de “calculá-la”. Vejam seu raciocínio:

A luz, percorre cerca de 300.000km/s (Velocidade da luz no vácuo é de 299.776km/s), vejam que em 1 segundo a luz dá 7 vezes e meia a volta na Terra. A distância percorrida pela luz durante um ano denomina-se ano-luz, que por sua vez :

1 ano luz = 9,4605284 × 1015 metros

Para que se possa ter uma idéia da grandeza representada pelo ano-luz, façamos a comparação: 1m de fio (aquela linha comum de máquina, nº 40) pesa 403 miligramas. Se aplicarmos uma regra de três simples obtermos:

1 ano luz = 9,4605284 × 1015 metros

1 metro de fio = 0,000403kg

Um fio que tivesse 1 ano-luz de extensão teria o peso de 3.812.592.945 toneladas!

O transporte desse fio só poderia ser feito num trem que tivesse 190.629.647 carros, transportando, cada carro, 20 toneladas de fio!

Os carros desse trem, colocados em fila, formariam uma composição com um comprimento aproximadamente igual ao dobro da distância Terra-Lua.

Temos, assim, o peso de uma distância, ou melhor, uma distância de peso!

Fonte: Malba Tahan

As Maravilhas da Matemática

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: O “Peso” de uma Distância. Publicado por Kleber Kilhian em 25/08/2010. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

4 comentários:

  1. Poxa muito bom o pensamento de Malba Tahan e vc de escrever isso!!
    adorei o site e creio q pessoas inteligentes acessem e fiquem sempre por dentro...
    parabéns você é um gênio Kleber kihian!
    Gabi*

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabi, muito obrigado pelos elogios, mas estou longe de ser gênio! Sou só uma pessoa que adora a Matemática e tento difundir o que aprendi e o que vou aprendendo da melhor forma que consigo.

    Também gosto muito de Malba Taha. Seu jeito de expor a Matemática é muito interessante, torna-a tão fácil! que cativa seus leitores!

    Pessoas inteligentes ... sim! Veja que você é um exemplo! :)

    Obrigado pelo comentário e por seguir o blog!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Kleber, vi o seu comentário no meu blog. Agradeço pela visita.
    Já visitei seu blog várias vezes e encontrei demonstrações interessantes aqui que gostaria de compartilhar com meus alunos como forma de sanar àquela típica pergunta "de ouve veio isso". Sendo assim, procuro demonstrar, respeitando a capacidade intelectual de cada um de acordo com a série.
    Acho mais que justo manter os créditos porque sei que o seu trabalho é sério e que você, assim como eu, ama o que faz.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu que agradeço suas visitas e reconheciemnto de meu trabalho.

    É verdade que aqui não me preocupei muito em demonstrações em que alunos de ensino médio entendam tudo, pois há muito o conceito de integral defnida. Mas de qualquer forma, valeu por esclarecer certas questões que sempre me incomodavam.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog