Primeiramente, trace o eixo maior, cujas extremidades são os vértices A e A’, marcando os focos F e F’ e o centro O.
A partir de F e F’, trace arcos de tamanhos iguais marcando os pontos 1, 2, 3 e 4 e 1’,2’,3’ e 4’.
Agora, com a ponta seca do compasso em F e raios A1’, A2’, A3’ e A4’ e depois com centro em F’ e arcos A’1, A’2, A’3 e A’4, trace arcos.
Com centro em F e raios A1, A2, A3 e A4 e depois com centro em F’ e raios A’1, A’2, A’3 e A’4, trace arcos de modo a interceptarem os primeiros.
A curva que passa pelas intersecções e pelos vértices A e A’ é a elipse de centro O e focos F e F’. O segmento de reta ortogonal ao eixo AA’ que passa pelo centro O, é o eixo menor, cujas extremidades são as intersecções com a elipse formando seus vértices B e B’.
Veja mais:
A Equação da Elipse
Construção Geométrica da Elipse com Régua e Compasso (Parte 2)
Construção Geométrica da Parábola com Régua e Compasso
Construção Geométrica da Hipérbole com Régua e Compasso
Olá, parceiro!
ResponderExcluirPessoal! O "ourives matemático", o professor Kleber, produz... mais uma de suas joias e como sempre faz, não esconde o segredo da sua confecção! Parabéns, por mais essa contribuição para aumentar os nossos conhecimentos, meu amigo!
Um abraço!!!!!
Olá Valdir, já vi que está de volta! Seja bem vindo novamente!
ResponderExcluirEsta é uma das formas de se construir uma elipse com régua e compasso. Vou ver se coloco a outra forma.
O legal aqui é que o construtor da elipse não precisa ter conhecimentos analíticos, basta régua, compasso e um pouco de paciência!
Um abraço.
Boa noite, aqui em Brasília irá acontecer um evento organizado pela SBEM - DF, o V Encontro Brasiliense de Educação Matemática em Setembro. Caso queira participar, apresentar algum trabalho ou divulgar no site o link é este: http://www.sbemdf.com/vebrem
ResponderExcluirUm abraço
Boa noite, aqui em Brasília irá acontecer um evento organizado pela SBEM - DF, o V Encontro Brasiliense de Educação Matemática em Setembro. Caso queira participar, apresentar algum trabalho ou divulgar no site o link é este: http://www.sbemdf.com/vebrem
ResponderExcluirUm abraço
Método mal explicado, necessita maior ênfase nos pontos de construção da elipse e maior nível de detalhamento no processo de construção. Dica: Usar "gifs" ao invés de imagens garante uma visualização melhor do processo, um vídeo seria perfeito e pouparia muita escrita.
ResponderExcluirOlá. Não vejo o menor problema em fazer um post escrito. Mas vejo que cada vez mais as pessoas estão mais preguiçosas em pensar.
ExcluirMétodo perfeito, ensina com facilidade, quem não gostou é porque tem preguiça de ler e de pensar como disse nosso amigo Kleber; Eu faço telescópios e esses cálculos eu uso pra fazer os espelhos parabólicos e hiperbólicos
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário. Seria bem interessante ver seu trabalho com telescópios. abraços.
ExcluirEntre no facebook no grupo de astronomia Amigo Kleber e veja o telescópio gigante que estou fabricando, é um Ritchey Chrétien de 600 mm, é uma réplica da marca italiana Officina Stellare. Entre com o nome de: Antonio Carlos Becari Junior
ExcluirOlá, gostei muito do post pois tem uma explicação legal
ResponderExcluir