02/08/2011

Sólidos platônicos esculpidos em maçãs

As maçãs são deliciosas. São ricas em vitaminas B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro. É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos. Recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso.

Além disso, são esferoides, possuindo textura firme e por isso são fáceis de esculpir! Isso mesmo. Que acha de comer uma maçã cúbica ou tetraédrica? Você poderá utilizar a maçã verde (Granny Smiths), pois demoram mais para oxidarem.

Sólidos geométricos esculpidos em maçãs

Talvez o sólido platônico mais fácil de construir seja o cubo, devido à sua simetria. Como o cubo possui 8 vértices, começamos a marcá-los com com uma caneta no caule e outra na sua base. Outros três simetricamente em torno do caule, cerca de 1/3 da distância à base. Outros três simetricamente em torno da base, cerca de 1/3 da distância ao caule, intercalando com os anteriores.

Sólidos geométricos esculpidos em maçãs

Unimos os vértices e começamos a fatiar cuidadosamente. Logo começamos a visualizar o cubo. Se fizermos uma marcação precisa dos vértices, o resultado será um cubo perfeito. Mas se estiver um pouco desalinhado, tente deixar os ângulos mais retos possível.

Sólidos platônicos esculpidos em maçãs

O tetraedro possui quatro vértices e quatro faces triangulares. Começamos cortando a base, e os outros três são organizados em torno da base da maçã.

Sólidos platônicos esculpidos em maçãs

O octaedro possui 6 vértices. Começamos marcando o caule e a base como os primeiros vértices. Em seguida, traçamos um círculo horizontal à metade da distância entre o caule e a base, como o equador terrestre, e sobre esta linha, marcamos quatro pontos simétricos. Unindo os vértices, determinamos suas faces. Fatiando cada uma de suas faces, encontraremos o octaedro.

Sólidos platônicos esculpidos em maçãs

Talvez o icosaedro seja o mais difícil de se esculpir, por possuir vinte faces triangulares. Possui doze vértices que podemos dividir em dois conjuntos de seis vértices. Começando pelo topo, marcamos cinco pontos simétricos em torno do caule, a cerca de 1/4 de distância à base. Da mesma forma procedemos com a base, intercalando os vértices centrais, próximos ao equador da maçã.

Sólidos platônicos esculpidos em maçãs

Para o dodecaedro, apesar de possuir vinte vértices, fica mais fácil depois de construir o icosaedro, já que um é o dual do outro. Desta forma, podemos partir do mesmo modo que na construção do icosaedro, marcando os vértices. Tomando estes pontos como centro das faces do dodecaedro, desenhamos suas arestas definindo as faces, como uma espécie de diagrama de Voronoi. Em seguida fazemos os cortes das faces pentagonais, obtendo o dodecaedro.

Sólidos platônicos esculpidos em maçãs


Estas técnicas podem ser aplicadas a outras frutas, bem como melões.

Sólidos platônicos esculpidos em maçãs


Links para este artigo:



Referências:

  • http://vihart.com/food/polyhedra/
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7%C3%A3


Veja mais:

Caten, catenárias em movimento
Esculturas matemática de Bathsheba Grossman
Arte cinética: dança das esferas
COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Sólidos platônicos esculpidos em maçãs. Publicado por Kleber Kilhian em 02/08/2011. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

6 comentários:

  1. Olá, Kleber!
    Agora eu sei como ocorreu o tal do... "pecado original" com o casal Adão e Eva, lá para as bandas do "jardim do Paraíso"! Também pudera... Adão (ou era o Platão?), um aluno de matemática estudando geometria, esfomeado pra caramba, aí chega a professora Eva, a gostosona do pedaço, com esse material concreto (sedido pela serpente, profª com pós graduação e muito esperta) para a aula, então o Platão, ops... digo, o Adão, pulou em cima e... créu!!!!!! Comeu tudo, tudo, tudo e... também... comeu sim!!!!! Por causa disso... é claro, não passou na prova de recuperação com o Criador e foi expulso do colégio!
    Oh... homi???!!! Até eu, não resistiria a essa TENTAÇÃO!!!! Essa aula é muito saborosa, não dá certo ser ministrada dessa forma, melhor substituir essa maçã por... um coco verde! Senão, senão!!!!!!!! KKKKKKKKKKK!!!!!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Senão... não sobra nada! Rss

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal mesmo! Com esta metodologia as aulas de geometria podem ficar muito mais saborosas (literalmente).

    Até+

    Pedro R.

    ResponderExcluir
  4. Realmente Pedro, é uma ótima maneira de deixar as aulas mais gostosas! Mas ainda tem aqueles alunos que não gostam de comer frutas... teríamos que pensar num plano "C"!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/8/11 20:47

    Quanta criatividade!!!!!Adorei.

    ResponderExcluir
  6. Não dá vontade nem de comer!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog