07/01/2013

Sobre o blog O Baricentro da Mente

A Matemática é uma das disciplinas mais importantes no currículo escolar, mas talvez seja a mais temida. No entanto, seu estudo está repleto de benefícios, não só às notas escolares, mas também ao desenvolvimento das crianças.

A minha paixão pela Matemática fez-me criar este blog para divulgar a Matemática de forma livre e gratuita.

Além de ser fonte de pesquisa a muitos estudantes, o blog permite que eu esteja em constante aprendizagem.

Logotipo do blog O Baricentro da Mente

Como surgiu a ideia de criar um blog e qual sua finalidade?

Havia concluído minha graduação em Matemática no primeiro semestre de 2008 e pensei: "o que fazer agora?". Minhas condições financeiras não permitiam que desse continuidade aos estudos num curso de pós-graduação ou mestrado, então comecei a estudar pelos livros.

Tentei pretensiosamente publicar um artigo na revista RPM, que foi negado (com toda a razão). Então, decidi divulgar minhas ideias, mas somente no final de 2008 criei o blog. Não entendia nada de programação html e no começo era tudo muito obscuro e muito difícil. O blog tinha um layout muito ruim e eu não conseguia deixar as postagens como gostaria. Felizmente aprendi com meus erros e aos poucos fui lapidando, adaptando e chegando ao formato que se pode ver hoje. 

A graduação em Matemática foi uma janela que iluminou a minha mente, mas o blog é uma porta que me transporta a todo instante nos caminhos da História das Ciências e nas maravilhas da Matemática. 

Como surgiu a ideia do nome do blog?

O nome O Baricentro da Mente simplesmente surgiu em minha mente. Buscava um nome que fizesse referência à Matemática; que pudesse traduzir um lugar onde houvesse conhecimento. 

O baricentro, sabemos, é o ponto de equilíbrio, o centro de massa de um sistema, um lugar onde o conhecimento está concentrado ou onde podemos armazená-lo em nossa mente, remetendo à ideia de que a Matemática é a Ciência-Mãe. 

Com o tempo, lendo muitos livros, não fica difícil perceber que mesmo as mais brilhantes mentes da História não conseguiriam desenvolver suas teorias sem fazer uso do conhecimento adquirido por outras fontes, mesmo que indiretamente, como podemos observar na célebre frase de Newton:

Se eu consegui ver mais longe do que os outros foi porque subi sobre ombros de gigantes.

Com qual frequência os artigos são publicados no blog?

No início, meu objetivo era publicar de 6 a 10 artigos mensais, mas nem sempre alcançava esses números. Como todo o conteúdo é desenvolvido por mim, dependo do fator tempo, que varia conforme a complexidade do artigo, pois, depois do rascunho, preciso digitar o texto, fórmulas e confeccionar figuras.

Hoje não tenho mais meta em relação à quantidade de artigos publicados mensalmente, mas quando o faço, procuro manter um nível de qualidade para proporcionar aos leitores uma experiência agradável e prazerosa leitura.

Quais fontes de pesquisa utilizo para criar uma postagem?

A grande maioria de minhas referências são livros. Um livro é a fonte mais confiável, pois é produto de muita pesquisa, de muita energia desprendida e, às vezes, fruto de uma vida inteira de dedicação do autor. Pesquiso também na internet, mas seleciono páginas que sei serem confiáveis e outras que, preferencialmente, indiquem referências. 

É comum reformular as postagens?

As postagens estão em constante evolução, principalmente as mais antigas, já que não foram elaboradas com o cuidado que tenho hoje. 

Como divulgo o blog?

Além dos acessos orgânicos, que são aqueles encontrados em mecanismos de pesquisas, que na verdade, são os melhores acessos, sempre divulgo nas redes sociais, para alcançar um outro público.

Onde encontrar:

O que me motiva a continuar postando no blog?

A motivação é constante, pois o espaço conquistado pelo blog na internet veio aumentando ao longo desses anos de atividade. Isso é reflexo do meu trabalho e só me faz querer melhorar ainda mais.

Outros fatores como as críticas, comentários, agradecimentos, também contam muito. Um fator importante são as amizades conquistadas. As boas ideias que trocamos por comentários ou pelos bastidores só fortalece essa relação.

E o mais importante: saber que os artigos que publico são úteis para outras pessoas e que de alguma forma estou contribuindo para seu conhecimento.

Qual seu maior desejo para seu blog?

Desejo vida longa! Que eu consiga publicar periodicamente, sendo fonte de pesquisa e referência para estudantes, professores e amantes da Matemática.

Desejo que este gesto de se dedicar a um blog em pró da educação seja percebido por outros professores e que estes também criem seus blogs para que juntos consigamos conscientizar os estudantes de que a educação é o mais importante, pois sem educação não há progresso.

Veja mais:

Os frutos da Matemática
Matemática, além do raciocínio dedutivo
Correções e extensões ao longo da História da Matemática
COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Sobre o blog O Baricentro da Mente. Publicado por Kleber Kilhian em 07/01/2013. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

10 comentários:

  1. Kleber:
    Eu vi esta "corrente" em outros blogs. Eles usam o termo "taguear". Parecido com aqueles e-mails que a gente recebe, mandando repassar a mensagem para outras 10 pessoas. Mas neste caso achei as perguntas pertinentes, e gostei de saber um pouco da história do Baricentro através das respostas.
    Acho que isto também é de interesse pra nós leitores e frequentadores assíduos deste espaço.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jairo. Não é toda corrente que adiro. Neste caso, achei interessante passar um pouco sobre o blog para os leitores. Muitas outras coisas aconteceram nesse tempo e particularmente neste último ano. Coisas boas.

      Se achar conveniente, poderia seguir essa ideia para sabermos um pouco mais sobre a trajetória do Infravermelho.

      Abraços!

      Excluir
    2. Na verdade, meu amigo, acredito que a maioria das respostas eu já coloquei no post comemorativo aos 4 anos do Infra.

      Excluir
  2. Muito boa a sua iniciativa Kleber. Acabei conhecendo mais sobre você e sobre O Baricentro da Mente. O seu blog é muito importante para a Matemática, para a Física e para todos os que buscam conhecimento na internet. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Kleber!!!!

    Com muito prazer, vou entrar nessa corrente, depois de ser "tagueado" pelo nosso amigo Romyris do... Vivendo Entre Símbolos!!!!
    Já estou preparando a postagem e... "ando devagar... porque já tive pressa", rsrsrsrs, mas, enquanto isso, arranjando tempo e espaço no equipamento altamente disputado pelos "aborrecentes" da minha família que estão de férias escolares, já viu, não é???? Continuando, vou me informando sobre um pouco da vida de blogueiro que vocês são!!!!

    Achei muito boas, as suas respostas que seu, meu amigo e parceiro!!!! Muito interessante a escolha do nome do seu blog, O Baricentro da Mente, o ponto de apoio de uma balança que nós chamamos de... VIDA!!!!

    Também , desejo vida longa para você e o seu blog e, caminhando sempre executando as mais diversas ações realistas que a vida nos pede, mss, sempre mantendo o equilíbrio da mente, segundo o ditado popular: "cabeça que não pensa... o corpo é quem padece"!!!! Você tem muito o que nos ensinar!!!! Obrigado!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por lembrar de mim Valdir... Não pensei que essa brincadeira que resolvi fazer com os blogs de matemática ganharia tanta repercussão assim... Confesso que meu intuito era o de apenas conhecer alguns blogs um pouco mais... Não pensei que tantos blogs iriam participar... Kleber queria agradecer sua parceria com meu blog e você também Aloísio... Estou apenas começando com meu blog que acaba de fazer 1 ano mas sinto que estou indo no caminho certo e com essas parceria com esses blogs maravilhosos sinto que vou crescer muito ainda...

      Um abraço a todos e até a próxima!!!

      Excluir
  4. O Baricentro da Mente já pode ser considerado uma enciclopédia virtual de grande rerefência. E foi feita por uma única pessoa, com a dedicação peculiar daqueles que possuem uma publicação da qual se pode sentir orgulho.

    Conhecer um pouco da história do BM é muito inspiradora e como muitos, estou grato por poder conhecer.

    Que prossigamos nesta jornada de ensinamentos e aprendizados!

    Parabéns e obrigado pela existência do Baricentro da Mente!

    ResponderExcluir
  5. Francisco17/2/13 23:31

    Não pretende monetizar o blog? O Adsense sempre exibe anúncios contextualizados e relevantes...ou seja,no caso do seu blog ele exibiria anúncios de cursos, faculdades, livros etc.

    ResponderExcluir
  6. Olá Francisco, como vai? Este é um dilema que vivo: por um lado gostaria de ganhar dinheiro com o blog; por outro, detesto essas propagandas em blogs. Vejo em muitos blogs anúncios e não acho nada agradável; torna o blog poluído e demora mais a carregar. Mas é algo para reavaliar. Estive pensando esses dias em criar um link para doações no paypal ou no pagseguro e incluir alguns anúncios. Estou reformatando os gadgets do blog e vou ver se resolvo de vez esta questão.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Por acaso descobri este blog através de uma pesquisa no google e devo dizer que gostei imenso.

    Eu e um conjunto de amigos temos um blog de grupo onde pretendemos disponibilizar gratuitamente conteúdo académico de alta qualidade em português: https://lusoacademia.wordpress.com/artigos/

    Como pode ver ainda estamos no início, mas pretendo assim que façamos um mês publicar um artigo nesta corrente.

    Por outro lado a sua ideia de parceria também me parece interessante e gostaria imenso que pudéssemos estabelecer uma.

    Cumps

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog