Loading [MathJax]/jax/output/SVG/fonts/TeX/fontdata.js

11/01/2014

Construção Geométrica da Parábola pelo Método de Werner

No século XVI, as contribuições em Geometria foram menos espetaculares do que em Álgebra ou em Trigonometria, mas alguns nomes como Francesco Maurolico e Pacioli, na Itália, e Albrecht Dürer e Johannes Werner, na Alemanha, tiveram destaque nessa época.


Werner produziu uma obra importante para a Geometria sobre Elementos de Cônicas, em latim, dividida em 22 volumes, impressa em Nüremberg em 1522.

Werner estava preocupado com o problema da duplicação do cubo e, então, concentrou-se muito com curvas como a parábola e a hipérbole. Ele dá uma construção interessante, utilizando apenas régua e compasso:

1) Num eixo horizontal, descrevemos um feixe de circunferências tangentes entre si no ponto a, cortando o eixo normal nos pontos b, c, d, e, f, , de modo que as distâncias ¯bc=¯cd=¯de=.


2) Marcamos uma distância ¯aV igual a um parâmetro desejado sobre a normal e por V traçamos uma perpendicular, cortando as circunferências nos pontos B, C, D, E, F, , respectivamente.

3) Por b, traçamos os segmentos ¯bB e ¯bB, perpendiculares à normal e de comprimento igual à ¯VB. Obtemos facilmente traçando paralelas à normal no ponto B. Por c, traçamos os segmentos ¯cC e ¯cC, perpendiculares à normal e de comprimento igual à ¯VC. Procedemos analogamente para os pontos d, e, f,

4) Os pontos B, B, C, C, D, D, estão sobre a parábola de vértice V, cujo eixo de simetria é a normal.

Referências:

[1] História da Matemática - Carl Boyer


Veja mais:

Construção Geométrica da Parábola com Régua e Compasso
Construção Geométrica da Parábola pelo Método de Ibn Sinan
Construção Geométrica da Hipérbole com Régua e Compasso

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Construção Geométrica da Parábola pelo Método de Werner. Publicado por Kleber Kilhian em 11/01/2014. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em LATEX nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

7 comentários:

  1. Interessante a construção da parábola por este método. Como sempre, este blog é especialista nesses tipos de construções.

    É possível, com régua e compasso extrair a raiz cúbica de um número com um número desejável de casas decimais, que nem vi uma vez para aproximar o pi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a extração de uma cúbica recaia no problema da duplicação do cubo, que já foi provado a impossibilidade utilizando régua e compasso. O que conseguimos é aproximações, como a do pi, da quadratura do círculo, apesar de não ter tentado isso ainda. Acho que seria bem interessante. Vou tentar alguma coisa.

      Obrigado pela visita e comentário.

      Um abraço!

      Excluir
  2. boa noite, como demostrar q essa construção realmente da uma parabola?

    Att,
    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer no momento. Penso que uma forma seria encontrar o foco ou a diretriz. Mas dada uma parábola com traçar sua diretriz usando apenas regua e compasso?

      Excluir
    2. Olá Kleber, pensei na sua pergunta e consegui uma maneira de achar o foco só com régua e compasso. Vê se procede, os passos são os seguintes:

      1 - escolha um ponto da parábola e faço um circunferência com centro nesse ponto que tangencia o eixo vertical (para parábolas deitadas)

      2- repita o mesmo procedimento para outro ponto

      3 - liga os dois pontos em que as circunferências se cruzam. Essa reta vai cortar o eixo no foco

      Obs 1: Sempre que a circunferência aumenta, o ponto em que ela corta o eixo x (para parabolas deitadas) se aproxima do foco

      Obs 2: Fiz algumas montagens do que estou falando no geogebra e bateu, se quiser posso te passar.

      Abraço,

      Excluir
    3. Olá Bruno. Ou eu não entendi ou não deu certo. Teria como me enviar um print da construção? Não uso o geogebra. Envie no meu e-mail:
      kleberkilhian@gmail.com

      Abraços.

      Excluir
    4. Obrigado Kleber pela resposta e pelo link, acabei de enviar o email
      abraço

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog