09/05/2017

Elon Lages Lima - Nota de falecimento

Morre o matemático brasileiro Elon Lages Lima, ex-diretor do IMPA, aos 87 anos, no Rio de Janeiro.

Elon Lages Lima nasceu a 9 de julho de 1929 em Maceió, Alagoas, Brasil  e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 7 de maio de 2017.

Elon Jages Lima foi um matemático, mestre e doutor (PhD) pela Universidade de Chicago, ganhador por duas vezes do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e recebedor do Prêmio Anísio Teixeira do Ministério da Educação. Seus trabalhos de pesquisa envolvem topologia diferencial, topologia algébrica, e geometria diferencial. Seu estilo matemático foi fortemente influenciado pelo de Bourbaki.

Elon Lages Lima - "A única coisa perfeita é o conjunto vazio"

Um dos mais importantes e prolíficos autores de livros de matemática no país, Elon Lages Lima, ex-diretor do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), morreu numa manhã de domingo, aos 87 anos, no Rio de Janeiro.

Matemático de ponta, o alagoano Elon deu contribuição fundamental à literatura matemática brasileira, com mais de 40 livros, e recebeu duas vezes o Prêmio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro. Ele também desempenhou o papel de mentor e inspirador de jovens matemáticos de grande destaque no país, como o ganhador da Medalha Fields Artur Avila, Carlos Gustavo Moreira, o Gugu (ambos do IMPA), Ralph Teixeira (UFF) e Nicolau Saldanha (PUC-Rio), entre outros.

"Eu era aluno de graduação, em Portugal, quando ouvi falar de Elon pela primeira vez, por meio de seus livros. Ninguém, nos dois países, contribuiu como ele para a criação de uma literatura matemática em língua portuguesa", afirmou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. Para o ex-diretor do IMPA Jacob Palis, Elon "foi um excelente matemático, escritor e didata". "Ele deu uma contribuição muito grande ao IMPA, desde o início, integrando um grupo pequeno e de alta qualidade."

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1963, foi diretor do IMPA em três períodos (1969-71, 79-80 e 1989-93), presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (1973-75) e integrou o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Superior da Faperj. Recebeu a Ordem do Mérito Científico na Classe Grã-Cruz, da Presidência da República, e o Prêmio Anísio Teixeira, do MEC.

O jovem Elon fez sua formação inicial no Ceará e no Rio de Janeiro. Ao chegar ao Rio, presenciou a fundação do IMPA, por Leopoldo Nachbin e Maurício Matos Peixoto. Obteve os graus de mestrado e doutorado na prestigiosa Universidade de Chicago, onde especializou-se em Topologia Algébrica, entre 1954 e 1958, e recebeu o Prêmio Edna M. Allen.

Após voltar ao Brasil, tornou-se pesquisador do IMPA. Com uma bolsa Guggenheim, esteve em Princeton e Columbia e foi influenciado pelo norte-americano Stephen Smale, ganhador da medalha Fields. Nessa época, obteve resultados pioneiros no campo de vetores comutativos. Foi professor da UnB, de onde pediu demissão em $1965$, após o início do Regime Militar. Foi Elon que abriu o caminho para outros pesquisadores do IMPA, como Jacob Palis e César Camacho, serem orientados por Smale - hoje pesquisador honorário do IMPA.

Além de pesquisador de alto nível, Elon sempre compreendeu a importância da divulgação da Matemática e da formação de professores, áreas em que desempenhou um papel de protagonista nacional. Colaborou para estruturar os cursos de licenciatura, bacharelado e pós-graduação Universidade Federal do Ceará, de onde recebeu, em $89$, o título de Professor Honoris Causa. Ele também era doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Alagoas.

Idealizou e dirigiu as coleções "Projeto Euclides" e "Coleção Matemática Universitária" e foi o criador, em 1990, do PAPMEM (Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio), que continua ativo e já beneficiou mais de 20 mil professores do país. Talvez porque tenha sido justamente na Educação Básica o início de sua brilhante trajetória de matemático, como professor, aos 18 anos, no Ginásio Farias Brito e no Colégio Estadual do Ceará.

Elon era casado com Carolina Celano e tinha cinco filhas da primeira união, com Valdece. Foi sepultado às 16h desta segunda-feira (8), no Cemitério da Penitência, no Caju.

Livros:

  • Álgebra Exterior
  • Álgebra Linear
  • Análise Real, vols. 1, 2 e 3
  • Análise em Rn
  • Cálculo Tensorial
  • Coordenadas no Espaço
  • Coordenadas no Plano
  • Curso de Análise, vols. 1 e 2
  • Elementos de Topologia Geral
  • Introdução à Topologia Diferencial
  • Espaços Métricos
  • Geometria Analítica e Álgebra Linear
  • Grupo Fundamental e Espaços de Recobrimento
  • Homologia Básica
  • Variedades Diferenciáveis
  • Isometrias
  • Logaritmos
  • Meu Professor de Matemática e Outras Histórias
  • Medida e Forma Em Geometria Comprimento, área, Volume e Semelhança
  • Temas e problemas
  • A Matemática do Ensino Médio
  • Matemática e Ensino

Notas:

  • Uma nota de pesar pode ser lida no site do IMPA.
  • Postagem sobre seu falecimento pode ser lida também no Facebook.
  • A SMB publicou em sua página um depoimento do Professor Jonas Gomes.

Referências:

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Elon Lages Lima - Nota de falecimento. Publicado por Kleber Kilhian em 09/05/2017. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

4 comentários:

  1. Elon Lages de Lima, descanse em paz.
    Parabéns pelo post, Kleber. Elon é merecedor do nosso máximo respeito. Os livros dele são sempre uma excelente leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvidas, prof. Eloy. Elon Lages nos deixou um legado. O minimo que poderia fazer era esta postagem. Espero conseguir um posta à altura.

      Um forte abraço!

      Excluir
  2. Tive a oportunidade de ser aluno do prof. Dr Elon Lages Lima no verão de 1976, na disciplina Análise Matemática. Ótimas lembranças ficaram..

    Que ele descanse em paz.

    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um privilégio realmente. Obrigado por compartilhar sua experiência.

      Abraços

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog