06/05/2017

06 de Maio - Dia Nacional da Matemática

O Dia Nacional da Matemática é comemorado hoje, dia $06$ de maio. A data foi escolhida para homenagear Malba Tahan, pseudônimo do professor de Matemática Julio César de Mello e Souza, que nasceu no Rio de Janeiro, em $1895$, e faleceu em $1974$, no Recife, aos $79$ anos.

Autor de mais de uma centena de livros, escreveu sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil. Seus livros ensinam conceitos de Matemática e mostram que a disciplina pode ser uma divertida e desafiante aventura quando estudada de forma dinâmica e criativa. Daí ele ter recorrido a aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões. Sua obra mais famosa é "O Homem que Calculava", que foi traduzido para doze idiomas.

06 de Maio - Dia Nacional da matemática

A data foi instituída em $2004$, pelo projeto de Lei nº $3.482/2004$, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira e foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura. Desde $2008$ encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça para homologação final que institui o dia $06$ de maio como o Dia Nacional da Matemática.

Links para este artigo:



Veja mais:


Siga também o blog pelo canal no Telegram.

Compartilhe esse artigo:



Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Leia a política de moderação do blog. Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog