O dia 19 de maio é comemorado o Dia do Físico e foi definido pela Sociedade Brasileira de Física no ano de 2005, que foi o ano em que a ONU havia decretado como Ano Internacional da Física.
Aparentemente, a data foi escolhida pois é uma contração do ano de 1905, que foi um ano de extrema importância para Física, pois foi o ano em que Albert Einstein publicou seus trabalhos que mudariam a Física Moderna. Tamanha a importância desse ano que foi chamado de Annus Mirabilis (Ano Miraculoso) de Albert Einstein.
Físico é o nome comum dado a cientistas e profissionais envolvidos na área de ciências físicas ou atividades econômicas relacionadas à sua aplicação.
Historicamente, Galileu Galilei pode ser considerado como uma das primeiras pessoas cujo perfil se encaixa no físico moderno. Galileu foi um dos primeiros a estudar questões sobre o mundo material através do método científico.
Física é uma parte da filosofia natural e uma ciência natural que envolve o estudo da matéria e seu movimento através do espaço e do tempo, juntamente com os conceitos relacionados, tais como energia e força. De forma mais ampla, é a análise geral da natureza, realizados a fim de compreender como o universo se comporta.
Os artigos de Einstein
Os artigos publicado por Einstein em 1905 foram:
1. "Sobre um ponto de vista heurístico concernente à geração e transformação da luz" (Título original: "Über einen die Erzeugung und Umwandlung des Lichtes betreffenden heuristischen Standpunkt")
Este foi o único artigo considerado revolucionário pelo próprio Einstein. Trata da radiação e das propriedades energéticas da luz. Einstein descreve o efeito fotoelétrico de forma original, com base no conceito de quantum de Max Plank (1858-1947), publicado originalmente em 1900.
Foi por este trabalho que Einstein ganhou o prêmio Nobel de Física em 1921.
2. "Sobre uma nova determinação das dimensões moleculares" (Título original: "Eine neue Bestimmung der Moleküldimensionen")
Nas palavras do próprio Einstein, o artigo tratava da "determinação do tamanho exato de átomos a partir da difusão e da viscosidade em soluções diluídas de substâncias neutras".
Este artigo foi recorde de citações entre trabalhos científicos na época e foi aceito como tese de doutoramento na Universidade de Zurique.
3. "Sobre o movimento de partículas suspensas em fluidos em repouso, como postulado pela teoria molecular do calor" (Título original: "Über die von der molekulartheoretischen Theorie der Wärme geforderte Bewegung von in ruhenden Flüssigkeiten suspendierten Teilchen")
Este artigo constitui uma evidência experimental da existência dos átomos graças à estatística relacionada ao movimento browniano, descrito pela primeira vez em 1828 pelo botânico Robert Brown ao observar que o pólen de diversas plantas dispersavam-se na água sob a forma de um grande número de pequenas partículas, as quais apresentavam um movimento aleatório.
4. "Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento" (Título original: "Zur Elektrodynamik bewegter Körper")
Segundo Einteis, este artigo é "apenas um esboço grosseiro" sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento, usando uma modificação da teoria do espaço e tempo. Trata da Teoria da Relatividade Restrita (ou Especial) estabelecendo uma relação entre os conceitos de tempo e distância, em uma continuidade aos estudos de Lorentz realizados anos antes, ficando mais tarde conhecida com Teoria da Relatividade Restrita.
5. "A inércia de um corpo depende da sua energia? (Título original: "Ist die Trägheit eines Körpers von seinem Energieinhalt abhängig?")
Este artigo introduz o conceito de massa inercial, dando origem à famosa expressão $E=mc^2$, sendo conhecida como a Teoria da Relatividade Geral.
Em uma carta enviada a Conrad Habicht, Eintein comenta: "Ocorreu-me uma consequência do artigo sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento. O princípio da relatividade, em conjunção com as equações de Maxwell, requer que a massa seja uma medida direta da energia contida num corpo; luz transporta massa com ela."
Concluindo que a hipótese poderia ser testada em corpos nos quais o "conteúdo energético é variável em grau elevado, por exemplo sais de rádio", Einstein mostra que não está seguro: "O argumento é divertido e sedutor, mas por tudo que conheço o Senhor pode estar rindo de tudo isso e pregando uma peça em mim".
Além do inegável valor científico desses trabalhos, há um interessante contexto de natureza psico-social na elaboração dos mesmos. Trata-se da mais refinada e autônoma produção intelectual, realizada por um técnico do Departamento de Patentes de Berna, sem título de doutor e rejeitado pela comunidade acadêmica.
Links para este artigo:
- http://bit.ly/Dia-do-Físico
- https://www.obaricentrodamente.com/2018/05/19-de-maio-dia-do-fisico.html
Referências:
- https://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod06/m_s03.html
- https://fisicanaveia.blogosfera.uol.com.br/2016/05/19/1905-dia-do-fisico/
- http://www.uece.br/fecli/index.php/noticias/14-lista-de-noticias/298-dia-do-fisico-19-de-maio
- https://www.portalsaofrancisco.com.br/calendario-comemorativo/dia-do-fisico
Postar um comentário