06/12/2020

Uma breve biografia de Herta Taussing Freitag

Herta Taussig Freitag nasceu a 6 de dezembro de 1908 em Viena, Áustria e morreu em 25 de janeiro de 2000 em Ranoke, Virgínia, EUA.


Herta recebeu o diploma de Magister Rerum Naturalium, em Matemática e Física, pela Universidade de Viena em 1934 , e graduou-se MA (1948) , Ph.D. (1953) da Columbia University, EUA.


Uma breve biografia de Herta Taussing Freitag

Após a invasão da Áustria em 11 de março de 1938, a vida se tornou muito difícil para a família Taussig. Seu pai, que como editor do Die Neue Freie Presse, havia escrito vários editoriais alertando sobre os perigos do nazismo, foi demitido do cargo. Meses depois, Herta Taussig conseguiu imigração para a Inglaterra, onde trabalhou como empregada doméstica, governanta, garçonete e, finalmente, como professora, antes de obter o visto que a levou aos Estados Unidos em 1944. Sua carreira na matemática foi resgatada, embora efetivamente suspensa por seis anos.


Quando tinha 12 anos, escreveu em seu diário:


Finalmente encontrei um assunto em que não preciso memorizar, mas posso pensar nas coisas sozinhas


Este foi o início de seu caso de amor com a Matemática, que sobreviveria a uma guerra mundial e várias mudanças de países. Foi a Matemática que a fez suportar os tempos difíceis e desafiadores.


Herta lecionou em uma escola no interior do estado de Nova York de 1944 a 1948 e lá conheceu Arthur Freitag, com quem se casou em 1950. Em 1948, ela se mudou para o Hollins College (agora Universidade), onde sua carreira progrediu de instrutora a professora titular e presidente de departamento, até sua aposentadoria formal em 1971. Durante seus anos no Hollins College, e durante seu período ainda mais longo de aposentadoria, ela recebeu muitos prêmios. Ela foi a primeira mulher a se tornar presidente de uma Seção de Virginia, Maryland e Distrito de Columbia da Mathematical Association of America.


Suas palestras, sempre meticulosamente elaboradas e lindamente ilustradas em sua inimitavelmente artística caligrafia, eram ministradas com muito entusiasmo e, ao mesmo tempo, tão modestamente, como se ela temesse que sua personalidade pudesse desviar a glória ou a atenção da matemática. Um de seus comentários mais inspirados diz respeito ao gosto dos matemáticos por resultados generalizados:


Um matemático é como um amante. Dê-lhe um dedo mínimo e ele quer a mão inteira!


Um colega, com ecos da descrição de Gauss sobre a Matemática como a Rainha das Ciências e da Teoria dos Números como a Rainha da Matemática, chamou Herta Freitag de Rainha da Associação Fibonacci, pois ela participou e deu um artigo em todas as International Conference of the Association desde a primeira em 1984. Ela também contribuiu prodigiosamente para a Elementary Problems and Solutions Section of the Fibonacci Quarterly e publicou muitos artigos nessa revista. Mais apropriadamente, o Fibonacci Quarterly escolheu, em 1996, para honrá-la não em seu 90º aniversário, mas no limiar de sua 89º ano, já que 89 é um número na sequência de Fibonacci.


Referências:


Links para este artigo:


Veja mais:

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Uma breve biografia de Herta Taussing Freitag. Publicado por Kleber Kilhian em 06/12/2020. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog