09/05/2017

Elon Lages Lima - Nota de falecimento

Morre o matemático Elon Lages Lima, ex-diretor do IMPA, aos $87$ anos, no Rio de Janeiro.

Elon Lages Lima nasceu a $9$ de julho de $1929$ em Maceió, Alagoas, Brasil  e faleceu no Rio de Janeiro, no dia $7$ de maio de $2017$.


Elon Jages Lima foi um matemático, mestre e doutor (PhD) pela Universidade de Chicago, ganhador por duas vezes do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e recebedor do Prêmio Anísio Teixeira do Ministério da Educação. Seus trabalhos de pesquisa envolvem topologia diferencial, topologia algébrica, e geometria diferencial. Seu estilo matemático foi fortemente influenciado pelo de Bourbaki.

Um dos mais importantes e prolíficos autores de livros de matemática no país, Elon Lages Lima, ex-diretor do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), morreu numa manhã de domingo, aos $87$ anos, no Rio de Janeiro.

Matemático de ponta, o alagoano Elon deu contribuição fundamental à literatura matemática brasileira, com mais de $40$ livros, e recebeu duas vezes o Prêmio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro. Ele também desempenhou o papel de mentor e inspirador de jovens matemáticos de grande destaque no país, como o ganhador da Medalha Fields Artur Avila, Carlos Gustavo Moreira, o Gugu (ambos do IMPA), Ralph Teixeira (UFF) e Nicolau Saldanha (PUC-Rio), entre outros.

"Eu era aluno de graduação, em Portugal, quando ouvi falar de Elon pela primeira vez, por meio de seus livros. Ninguém, nos dois países, contribuiu como ele para a criação de uma literatura matemática em língua portuguesa", afirmou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. Para o ex-diretor do IMPA Jacob Palis, Elon "foi um excelente matemático, escritor e didata". "Ele deu uma contribuição muito grande ao IMPA, desde o início, integrando um grupo pequeno e de alta qualidade."

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1963, foi diretor do IMPA em três períodos $(1969-71, 79-80$ e $1989-93)$, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática $(1973-75)$ e integrou o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Superior da Faperj. Recebeu a Ordem do Mérito Científico na Classe Grã-Cruz, da Presidência da República, e o Prêmio Anísio Teixeira, do MEC.

O jovem Elon fez sua formação inicial no Ceará e no Rio de Janeiro. Ao chegar ao Rio, presenciou a fundação do IMPA, por Leopoldo Nachbin e Maurício Matos Peixoto. Obteve os graus de mestrado e doutorado na prestigiosa Universidade de Chicago, onde especializou-se em Topologia Algébrica, entre $1954$ e $1958$, e recebeu o Prêmio Edna M. Allen.

Após voltar ao Brasil, tornou-se pesquisador do IMPA. Com uma bolsa Guggenheim, esteve em Princeton e Columbia e foi influenciado pelo norte-americano Stephen Smale, ganhador da medalha Fields. Nessa época, obteve resultados pioneiros no campo de vetores comutativos. Foi professor da UnB, de onde pediu demissão em $1965$, após o início do Regime Militar. Foi Elon que abriu o caminho para outros pesquisadores do IMPA, como Jacob Palis e César Camacho, serem orientados por Smale - hoje pesquisador honorário do IMPA.

Além de pesquisador de alto nível, Elon sempre compreendeu a importância da divulgação da Matemática e da formação de professores, áreas em que desempenhou um papel de protagonista nacional. Colaborou para estruturar os cursos de licenciatura, bacharelado e pós-graduação Universidade Federal do Ceará, de onde recebeu, em $89$, o título de Professor Honoris Causa. Ele também era doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Alagoas.

Idealizou e dirigiu as coleções "Projeto Euclides" e "Coleção Matemática Universitária" e foi o criador, em $1990$, do PAPMEM (Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio), que continua ativo e já beneficiou mais de $20$ mil professores do país. Talvez porque tenha sido justamente na Educação Básica o início de sua brilhante trajetória de matemático, como professor, aos $18$ anos, no Ginásio Farias Brito e no Colégio Estadual do Ceará.

Elon era casado com Carolina Celano e tinha cinco filhas da primeira união, com Valdece. Foi sepultado às 16h desta segunda-feira $(8)$, no Cemitério da Penitência, no Caju.

Livros:

Álgebra Exterior
Álgebra Linear
Análise Real, vols. 1, 2 e 3
Análise em Rn
Cálculo Tensorial
Coordenadas no Espaço
Coordenadas no Plano
Curso de Análise, vols. 1 e 2
Elementos de Topologia Geral
Introdução à Topologia Diferencial
Espaços Métricos
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Grupo Fundamental e Espaços de Recobrimento
Homologia Básica
Variedades Diferenciáveis
Isometrias
Logaritmos
Meu Professor de Matemática e Outras Histórias
Medida e Forma Em Geometria Comprimento, área, Volume e Semelhança
Temas e problemas
A Matemática do Ensino Médio
Matemática e Ensino

Notas:

▪ Uma nota de pesar pode ser lida no site do IMPA.

▪ Postagem sobre seu falecimento pode ser lida também no Facebook.

▪ A SMB publicou em sua página um depoimento do Professor Jonas Gomes.

Referências:

[1] IMPA - Nota de pesar
[2] SMB - Depoimento do Professor Jonas Gomes
[3] https://pt.wikipedia.org/wiki/Elon_Lages_Lima

2 comentários:

  1. Elon Lages de Lima, descanse em paz.
    Parabéns pelo post, Kleber. Elon é merecedor do nosso máximo respeito. Os livros dele são sempre uma excelente leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvidas, prof. Eloy. Elon Lages nos deixou um legado. O minimo que poderia fazer era esta postagem. Espero conseguir um posta à altura.

      Um forte abraço!

      Excluir

Por favor, leiam antes de comentar:

▪ Escreva um comentário apenas referente ao tema;

▪ Para demais, utilize o formulário de contato;

▪ Comentários ofensivos ou spans não serão publicados;

▪ Desde o dia 23/07/2013, todos os comentários passaram a ser moderados. Para maiores detalhes, veja a nota de moderação aqui;

▪ É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog graças a um script da Mathjax. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de $\$$; Para fórmulas centralizadas, utilize o símbolo duplo $\$\$$.

Por exemplo, a^2 + b^2 = c^2 entre os símbolos de $\$\$$, gera:
$$a^2+b^2=c^2$$
▪ Para visualizar as fórmulas em $\LaTeX$ antes de publicá-las, acessem este link.

Redes Sociais

Arquivo do Blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...