Em seu grande tratado “Os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, publicado em 1687, Newton introduziu o conceito de “tempo absoluto”, definindo-o da seguinte maneira:
“O tempo absoluto, verdadeiro e matemático, por si só e por própria natureza, flui uniformemente, sem relação com nenhuma coisa externa, e é também chamado de duração”
Um dos objetivos da discussão detalhada feita acima sobre a medida do tempo foi tornar patente o fato de que o tempo físico é definido em termos de relógios, que são objetos concretos, sujeitos às leis físicas, como qualquer outro objeto. A atitude expressa por Newton ignorando este fato foi em parte responsável, dada a autoridade de que se revestia, pelo preconceito de que o tempo não poderia ser afetado por qualquer condição física.
Não podemos saber, a priori, como o andamento de um relógio é afetado por condições físicas extremas, muito remotas de nossa experiência quotidiana, por exemplo, pelo transporte do relógio a velocidades extremamente elevadas (comparáveis à velocidade da luz), ou pela presença de campos gravitacionais extremamente intensos. A experiência mostra que tais condições de fato afetam a marcha do relógio (efeitos da relatividade restrita e da relatividade geral, respectivamente), de forma que hipóteses não-físicas sobre o tempo, como a de Newton, têm de ser revistas nessas condições.
A imagem utilizada acima é a obra do pintor surrealista Salvador Dali: A persistência da memória, 1931. Retrata a passagem do tempo, que pode ser de forma diferente para cada indivíduo.
Referências:
- Física Básica – V.1 – Mecânica - Moysés Nessenzveig
Links para este artigo:
- https://bit.ly/tempo-absoluto-newton
- https://www.obaricentrodamente.com/2010/05/o-tempo-absoluto-de-newton.html
EXISTE O TEMPO,ESPAÇO E MOVIMENTO , FÍSICO, DE CADA ASTRO, GALÁXIA, ESTRÊLAS E PLANÊTAS. EXISTE,TAMBEM, O TEMPO, ESPAÇO E MOVIMENTO, COM RELAÇÃO A METAFISICA, RELACIONADA A ENERGIAS MENOS DENSAS E AINDA NÃO MENSURÁVEIS, MAS QUE ATUAM NO COSMOS E NOS UNIVERSOS. Dr.SERGIO GOULART (PESQUISADOR)
ResponderExcluirCRIEI EQUAÇÕES METAFISICAS QUE VÃO ALÉM DA LUZ. P= Lx Cn DONDE, PENSAMENTO É IGUAL A LUZ, VEZES A VELOCIDADE DA LUZ AO INFINITO. CONSCIÊNCIA É IGUAL: Cc= Cto X Cn DONDE CONSCIÊNCIA É IGUAL A CONHECIMENTO, VEZES A VELOCIDADE DA LUZ AO INFINITO. DR. SERGIO GOULART (PESQUISADOR)
ResponderExcluirREALMENTE O CONHECIMENTO É INFINITO. CONSCIÊNCIA OU Cc = Cto X Cn LOGO, CONSCIÊNCIA É IGUAL A CONHECIMENTO, VEZES A VELOCIDADE DA LUZ AO INFINITO. VAMOS INTERAGIR. ABRAÇOS. VEJAM BLOG NO GOOGLE::shgoulart43..blogspot.com.
ResponderExcluirMetafisica não é ciência nem se quer deve ser levado a sério, tentam por todo mundo na metafisica até Aristoteles que nem sabe o que significa metafisica. Tudo que precisa mentir para se firmar não tem credito.
ResponderExcluir