08/06/2010

Utilizando Tábuas para Calcular Logaritmos

Neste artigo, veremos como calcular logaritmos utilizando Tábuas de Logaritmos, assim como encontrar sua característica e a mantissa. Não encontrei uma tábua online para ilustrar os valores mostrados neste estudo. No entanto, existem tábuas à venda a preços bem baixos.

Um pouco de História

Os logaritmos, como instrumento de cálculo, surgiram para realizar simplificações, uma vez que transformam multiplicações e divisões nas operações mais básicas como soma e subtração. O mérito da invenção foi dado ao escocês John Napier, embora não tivesse descoberto tudo sozinho.

Napier era um Barão e gostava de Matemática, mas não era matemático profissional. Seu trabalho deu o impulso final para o emprego universal da notação decimal, com o uso sistemático de casas decimais depois da vírgula para representar frações decimais.

Utilizando Tábuas para Calcular Logaritmos

Uma das necessidades que levaram ao pensamento de descobrir meios matemáticos para solucionar problemas foram as grandes navegações, a astronomia e operações a serem efetuadas contendo muitos dígitos, o que as tornava mais difíceis, principalmente no caso de multiplicações e divisões.

Na invenção do logaritmo, Napier trabalhou durante vinte anos antes de publicar seus resultados, isso ocorreu em 1614, quando publicou “mirifici logarithmorum canonis descriptio” (uma descrição da maravilha dos logaritmos).

A publicação em 1614 do sistema de logaritmos teve sucesso imediato, e entre seus admiradores mais entusiásticos estava Henry Briggs, professor de Geometria em Oxford. Em 1615 ele visitou Napier em sua casa na Escócia, e lá eles discutiram possíveis modificações no método dos logaritmos. Briggs propôs o uso de potências de dez, e Napier que já havia pensado nessa possibilidade e concordava. Napier uma vez tinha proposto uma tabela usando:
$$
\log 1 = 0 \qquad \text{e} \qquad \log 10 = 1
$$
Os dois finalmente concordaram em que o logaritmo de $1$ deveria ser $0$ e o logaritmo de $10$ deveria ser $1$. Mas Napier já não tinha energia suficiente para por em prática essas ideias, pois morrera em 1617. Por isso recaiu sobre Briggs a tarefa de construir a primeira tabela de logaritmos comuns.

Ficou sugerido até agora que a invenção dos logaritmos foi obra de um só homem, mas tal impressão não deve permanecer. Napier de fato foi o primeiro a publicar uma obra sobre logaritmos, mas idéias muito semelhantes foram desenvolvidas independentemente na Suíça por Jobst Bürgui mais ou menos ao mesmo tempo. Na verdade, é possível que a ideia de logaritmo tenha ocorrido a Bürgui em 1588, o que seria seis anos antes de Napier começar a trabalhar na mesma direção. Porém Bürgui só publicou seus resultados em 1620. As diferenças entre as obras dos dois homens estão principalmente na terminologia e nos valores numéricos, os princípios fundamentais eram os mesmos.

Os logaritmos

Os logaritmos decimais são definidos pela função exponencial:
$$
y=10^x
$$
E podem ser representados como:
$$
\log_{10}y=x
$$
Ou simplesmente:
$$
\log y=x
$$
A manipulação dos logaritmos nos cálculos exige que possamos determinar rapidamente os logaritmos de números naturais com determinadas aproximações.

Vamos, neste estudo, fazer uso das tábuas de logaritmos para determinarmos alguns logaritmos. 

As tábuas de logaritmos, (hoje praticamente esquecidas devido ao avanço da tecnologia, que nos trás calculadoras sofisticadas que, além de trazer o valor do logaritmo, esboça também seus gráficos) soa tabelas ordenadas dos números naturais e seus logaritmos calculados com uma determinada aproximação.

Podemos destacar duas propriedades interessantes:

P1) O logaritmo decimal de qualquer potência de $10$, coincide com seu próprio expoente:
$$
\log 10^3 = 3\\
\ \\
\log 10^{-5} = -5\\
\ \\
\log 1.000.000 = \log 10^6 = 6
$$
P2) Quando o número não for potência de $10$, seu logaritmo decimal será composto da soma de uma parte inteira, denominada característica, com uma parte decimal, denominada mantissa. Assim, temos:
$$
\log N = \text{característica + mantissa}
$$
As tábuas de logaritmos fornecem apenas as mantissas que são sempre positivas. Vamos considerar mantissas com $5$ algarismos decimais, que é uma aproximação mais do que suficiente para cálculos corriqueiros. 

A característica, correspondente de cada número pode ser determinada fazendo uso das seguintes regras: 

R1) Se o número N for inteiro, ou um número decimal com parte inteira $(N > 1)$, sua característica será dada pelo inteiro determinado pelo número de algarismos da parte inteira do número dado, diminuído de $1$ unidade.
Por exemplo, se tivermos $N = 19$, sua característica será $2 – 1 = 1$; se tivermos $N= 123,17$, sua característica será $3 – 1 = 2$. Vejamos outros exemplos:

Utilizando Tábuas para Calcular Logaritmos


R2) Se o número $N$ for um número decimal com a parte inteira nula $(N < 1)$, sua característica é negativa, representada por uma barra vertical sobre o número, e é determinada pela quantidade de zeros que precedem o primeiro algarismo significativo, incluindo o zero à esquerda da vírgula.

Se tivermos $N = 0,0072345$, sua característica será $\overline{3}$, pois há $3$ zeros precedendo o número $7$, que é o primeiro algarismo significativo. Vejamos outros exemplos:

Utilizando Tábuas para Calcular Logaritmos


Vamos, agora, resolver alguns exemplos de problemas utilizando as tábuas de logaritmos.

Exemplo 1:

Vamos determinar $\log 4391$.

Como $N$ é um número inteiro, sua característica é a quantidade de algarismos menos $1$, que neste caso: $4 – 1 = 3$. Agora, devemos procurar em uma tábua de logaritmos, o número na coluna intitulada de $N$ e encontrar a mantissa correspondente na coluna intitulada Log . Neste caso, a mantissa correspondente ao número $4391$ é $64256$. Então temos que:
$$
\log 4391 = 3,64256
$$
Onde $3$ (número à esquerda da vírgula) é a característica e $64256$ (número à direita da vírgula) é a mantissa.

Exemplo 2:

Vamos determinar $\log 27$.

A característica, neste caso é $2 – 1 = 1$. Procurando na tábua de logaritmos, na coluna $N$ o número $27$, encontramos a mantissa correspondente na coluna Log, que é $43136$. Portanto: 
$$
\log 27 = 1,43136
$$
Onde $1$ (número à esquerda da vírgula) é a característica e $43136$ (número à direita da vírgula) é a mantissa.

Exemplo 3:

Vamos determinar $\log 0,006534$.

Como $N$ é um número decimal, sua característica é dada pela quantidade de zeros, que neste caso possui $3$ zeros. Representamos por $\overline{3}$.

Agora, procuramos na tábua de logaritmos, na coluna $N$, pelo número $6534$ e encontramos a mantissa correspondente na coluna Log, que é $81518$. Temos então que: 
$$
\log 0,006534 = \overline{3},81518
$$
Onde $\overline{3}$ (número à esquerda da vírgula) é a característica e $81518$ (número à direita da vírgula) é a mantissa.

Importante:

Se fizermos a conta através de uma calculadora científica (a do Windows mesmo serve), veremos que:
$$
\log 0,006534 = -2,18482
$$
Que é um valor diferente do que encontramos. Então fizemos a conta errada? Não! Simplesmente expressamos o valor correto de uma forma diferente, característico das tábuas de logaritmos, que são muito dinâmicas e com muitas propriedades interessantes.

Para transformar o valor expresso acima, num número real para trabalharmos em cálculos, devemos fazer uma conversão simples: Subtraímos a característica da mantissa, desta forma:
$$
0,81518-3 = -2,18482
$$
Que é exatamente o valor para o $\log 0,006534$.

Exemplo 4:

Vamos determinar $\log 0,000057$.

Neste caso, a característica é igual a $\overline{5}$. Procuramos na tábua de logaritmos, na coluna $N$ pelo número $57$. Encontramos a mantissa correspondente na coluna Log, igual a $75587$. Temos então que:
$$
\log 0,000057 = \overline{5},75587
$$
Que equivale a dizer que:
$$
\log 0,000057 = 0,75587 - 5 = - 4,24413
$$
Que é exatamente o valor encontrado por qualquer calculadora.

Mágica? Não! Sabedoria de poucos que contribuíram para o desenvolvimento desta fascinante ciência: Matemática.

Links para este artigo:


Referências:

  • Tábua de Logaritmos - Alberto Nunes Serrão

Veja mais:

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Utilizando Tábuas para Calcular Logaritmos. Publicado por Kleber Kilhian em 08/06/2010. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

5 comentários:

  1. Há algum tempo atrás eu comprei uma tábua de logaritmos, mas não sabia ao certo como usar. Lendo seu post agora aprendi. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento!

    Pelo que eu sei, os antigos utilizavam os logaritmos para simplificar cálculos complexos, transformando divisões em subtrações, e multiplicações em somas. Mas até hoje eu não sei direito como isso era feito...

    Você não poderia me mostrar um exemplo de simplificação utilizando logaritmos na base 10?

    Parabéns pelo blog!


    MF Matemática
    http://www.mfmatematica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É verdade, os logaritmos surgiram como uma nova matemática, que na época estava faltando este conhecimento para o avanço de determinadas áreas, assim como a astronomia, que foi imediatamente um sucesso!
    As transformações de produto em soma e divisão em subtração, são exatamente as propriedades dos logaritmos que aprendemos hoje no ensino médio.
    Eu tinha visto um artigo de uma resolução de uma equação mais complexa envolvendo logaritmos resolvida pela tábua, e isso me interessou. Mas estava muito mau explicado, com passagens obscuras. Então fiz este post como uma introdução às tábuas para que eu possa fazer uma resolução mais complexa (que em breve publico aqui), assim como aproximações de raízes quadradas, cúbicas, n...
    Já comecei a escrever, só não sei quando que vou conseguir publicar. Mas será em breve...


    Obrigado amigo pelo seu elogio.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Existe uma maneira de calcular-se o logaritmo de um número manualmente.

    Exemplo: calcular o logaritmo decimal de 1234.

    1234 / 10 = 123,4
    123,4 / 10 = 12,34
    12,34 / 10 = 1,234
    Como dividiu-se 3 vezes por 10 até atingir uma parte inteira menor que a base, ou seja, 1 < 10, a característica do logaritmo é 3.

    Para continuarmos, elevamos o resultado à décima potência e repetimos as divisões:

    1,234 ^ 10 = 8,187505353567209228244052427776

    Como a parte inteira do resultado é menor que a base 10, o próximo dígito do logaritmo é 0, ficando agora o logaritmo decimal de 1234 igual a 3,0.

    Elevamos novamente à décima potência o resultado:

    8,187505353567209228244052427776 ^ 10 = 1.353.679.866,7910745184953928007061

    Dividindo-se sucessivamente o número por 10, faremos um total de 9 divisões.

    Portanto, o próximo dígito do logaritmo será 9, tendo agora 3,09 como logaritmo.

    Elevamos novamente à décima potência:

    1,3536798667910745184953928007061 ^ 10 = 20,661397697112654715919430054827

    O próximo dígito do logaritmo é 1, ficando o logaritmo igual a 3,091.

    E assim por diante, caso se queira novos dígitos.

    ResponderExcluir
  4. Existe algum algoritmo que permita, por exemplo, calcular o log de 2, assim que como existe um algoritmo que calcula a raiz quadrada de 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento, o que me vem à cabeça é o método de Newton. No link abaixo está aplicado à raizes, mas acredito que não seja complicado adaptar para logaritmos.

      http://www.obaricentrodamente.com/2008/11/mtodo-de-newton-para-aproximo-de-raz.html?m=1

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog