Hoje é o Dia Internacional de π, a constante mais famosa do mundo que passou a ser comemorada em 1988, criado por Larry Shaw, quando o público e funcionários marcharam em torno de um dos espaços circulares do museu Exploratorium, de São Francisco, e depois consumiram tortas de frutas. No ano seguinte o museu acrescentou pizza ao menu do Dia do Pi.
Como forma de homenagear esta constante, que constantemente se apresenta em nossas vidas, segue este post sobre a série infinita que Newton encontrou para π, utilizando notações modernas.
Gottfried W. Leibniz é conhecido na matemática como um dos inventores do cálculo diferencial e integral, juntamente com Newton. Estudando um trabalho de Blaise Pascal sobre a quadratura de um quadrante de um círculo de raio unitário, ele descobriu uma série infinita envolvendo π que é dada por:
Excitado com esta descoberta, tratou logo de publicá-la em seu periódico Acta Eruditorum. O que ele não sabia, e que explicaremos em notação moderna, é que seu grande rival Isaac Newton também descobriu uma série infinita para π dada por:
Para prová-la, Newton começou com a série geométrica:
Substituindo x por x4 para obter:
Multiplicando (2) por x2, obtemos:
Adicionando as séries (2) e (3), segue que:
Integrando a expressão (4) com limites de 0 a 1, termo a termo, temos:
Para o leitor atento, tudo que foi feito até agora carece de rigor matemático presente nos livros atuais, mas nos primórdios do cálculo, essas manipulações eram muito comuns e somente no século XIX que os matemáticos criaram o conceito de limite, de sequência e convergência para tratar as séries infinitas de forma rigorosa.
Seguindo os passos de Newton, neste dia internacional de π, calcularemos a integral dada em (5). Notem que:
E que:
De (6) e (7), temos:
Assim:
Notem que:
Analogamente:
Substituindo (9) em I1 da relação (8), segue que:
Onde:
Analogamente:
Assim:
Mas é fácil provar que :
Seja f (p) = arctan (p) + arctan (1 / p)
Assim:
Fazendo p = 1, segue o resultado.
De (13) temos que:
Logo, de (5) e (13), obtemos:
Referências:
[1] Burton – The History of Mathematics: An Introduction – 6ª ed. Mc Graw – Hill, 2006
Dia do PI e a Soma dos Inversos dos Inteiros Positivos ao Quadrado no Blog Fatos Matemáticos
Um a Breve Cronologia de PI
A Fórmula de Pick e a Aproximação de PI
5 Trilhões de Dígitos de PI
Retificando uma Circunferência
Muito o bom post, realmente vemos que Newton sabia manipular séries infinitas tão bem quanto Euler. Obrigado pelo link, irei adicioná-lo também.
ResponderExcluirPelo jeito alguem lembrou dessa data... Comentei com uma pessoa formada em matemática, mas parece que não foi relevante...
ResponderExcluirOlá Henrique,
ResponderExcluirMuito estranho uma pessoa formada em matemática não se importar com o dia do PI. Olhe só: neste blog está reunido alguns blog de matemática, onde a maioria deles fizeram uma homenagem a PI em seu dia:
http://ubmatematica.blogspot.com/p/descricao-dos-blogs-filiados.html
Obrigado pela visita e comentário.
Novo cálculo de pi, disponível no site: www.titomathpi.com
ResponderExcluirAdorei a demonstração... muito engenhosa e bem explicada.
ResponderExcluirVocê é professor de matemática? Onde?
:)
Olá amigo,
ResponderExcluirSim sou prof. de matemática, mas não leciono. Exerço outra profissão no momento. Mas lecionar é um plano que não abandonei. A matemática está em nossas vidas, na minha. Mas não sou nenhum gênio, e este blog me ajuda a manter minhas idéias vivas.
Um abraço!
I_1 = \int_0^{1} \frac{dx}{\frac{1}{2}(2x-\sqrt{2})^2+1} \\ \int_0^{1} \frac{dx}{(\frac{2x}{\sqrt{2}}- \frac{\sqrt{2}}{\sqrt{2}})^2+1} \\ \int_0^{1} \frac{dx}{(\frac{2x}{\sqrt{2}}- \frac{\sqrt{2}}{\sqrt{2}})^2+1} = \int_0^{1} \frac{dx}{(\sqrt{2}x-1 )^2+1} \\ No\, entanto,\, o\, termo\, ao\, quadrado\, do\, denominador\, esta\, assim:\,\, (\sqrt{2x-1})^2
ResponderExcluirO código em Latex não renderizou corretamente. Eu tinha feito uma observação quanto ao possível erro em uma substituição.
ExcluirChacon Alex.
https://s19.postimg.io/qkxyzgb0z/int_BM.png
ExcluirChacon Alex.