Quando estamos estudando equações, surgem em nossa frente as equações de segundo grau, também conhecidas como equações quadráticas. Matematicamente, essas equações são dadas por:
Essas equações levam esse nome por possuir uma incógnita com expoente de grau 2 e podem ser completas ou incompletas.
As equações quadráticas incompletas são mais práticas de serem resolvidas, pois não apresentam o termo da incógnita x ou o termo independente.
A equação quadrática acima não possui o termo independente c, ou seja, c = 0. Para encontrarmos suas raízes, colocamos a incógnita x em evidência:
Daqui segue que:
Outra forma incompleta da equação quadrática:
Neste caso basta isolar a incógnita:
As duas raízes acima são reais se –c/a > 0. Para a equação completa (1), se a equação for um quadrado perfeito, conseguiremos fatorá-la de modo que se apresente como:
O que nos leva a raiz dupla:
Se a equação não for um quadrado perfeito, aplicamos a fórmula resolvente da equação de segundo grau, também conhecida como fórmula de Bháskara:
Vale ressaltar que existe uma lógica por trás da expressão (2). Mas em geral, é um assunto desconhecido para muitos professores, que infelizmente, apenas ensinam os alunos a substituir as constantes a, b e c nesta expressão. Neste post, usaremos um processo chamado Completar Quadrado, transformando o membro da esquerda em um quadrado perfeito.
Vamos considerar a equação quadrática completa:
Dividimos toda a equação pelo coeficiente a, pois a ≠ 0, para obter:
Isolamos o termo independente no lado direito da equação:
Queremos que o membro da esquerda seja um quadrado perfeito. Para isso, devemos completar o quadrado, que se dá somando uma quantidade Q ao membro da esquerda da equação. Consequentemente, também devemos somar o mesmo valor no membro da direita para que a igualdade continue verdadeira.
Da Álgebra Elementar temos que:
ou em forma de palavras podemos dizer que “o quadrado da soma é igual ao quadrado primeiro, mais duas vezes o produto do primeiro pelo segundo, mais o quadrado do segundo”.
Comparando as expressões (3) e (4), vemos que o primeiro termo m é igual a x e o segundo termo n é igual b / 2a. Assim, para completar quadrados na expressão (3), o valor assumido por Q deverá ser:
Deste modo, obtemos:
O que nos leva a:
Notem que agora o membro da esquerda é um quadrado perfeito. Mas vejam que interessante: se extrairmos a raiz de ambos os lados da equação, obteremos:
Que é a fórmula para a equação de segundo grau.
Exemplo 1: Complete o quadrado na equação e ache suas raízes.
Etapa 1: Devemos garantir que o coeficiente de x2 seja igual a 1, dividindo toda a equação por 2:
Etapa 2: Isolamos o termo independente:
Etapa 3: Devemos adicionar um valor Q em ambos os lados da equação para obtermos um quadrado perfeito no membro da esquerda. Esse número é obtido tomando o quadrado da metade do coeficiente de x.
Etapa 4: Reescrevemos o membro da esquerda como quadrado perfeito:
Podemos encontrar as raízes da equação extraindo a raiz de ambos os lados da equação:
Exemplo 2: Complete quadrado da equação abaixo e ache suas raízes:
Devemos garantir que o coeficiente de x2 seja igual a 1, multiplicando toda a equação por 4:
a qual pode ser reescrita na forma:
Mas, a expressão é um quadrado perfeito, isto é:
Assim,
Logo, x = –2 é uma raiz dupla desta equação.
Comentário Final: A Matemática possui muitas regras, propriedades, fórmulas e teorias. Mesmo nos níveis elementares, os professores deveriam priorizar o ensino desta ciência apresentando o porquê de tais métodos funcionarem, ao invés de forçar os alunos a decorar fórmulas sem sentido. Buscamos neste post apresentar as equações quadráticas sem o uso discriminado da fórmula de Bháskara, usando apenas as técnicas de completar quadrados, mostrando desta forma a estreita ligação que existem entre vários assuntos, passando para os alunos a importância de conhecer em sua essência os vários tópicos da Matemática.
Veja mais:
Demonstração dos Pontos de Máximo e Mínimo de uma Equação Quadrática
Resolvendo Equações Quadráticas pelo Método Geométrico de Descartes
Regra de Descartes e a Equação Quadrática no blog Fatos Matemáticos
Fatoração do Trinômio Quadrático em Z no blog Fatos Matemáticos
Muito bem elaborado este post Kleber. Espero que desta forma, muitos estudantes possam compreender o processo de resolução de um dos tipos de equações mais importantes em toda Matemática. Parabénse muito obrigado pelos links citados acima.
ResponderExcluirGostei também de tê-lo elaborado. A Álgebra é a base de toda a Matemática e com pouca manipulação algébrica chegamos à fórmula da equação do segundo grau.
ResponderExcluirObrigado por seus comentários. Abraços!
Adorei, sempre quis saber como surgiu essa formula! Muito bem elaborado o post.
ResponderExcluirObrigado Raquel. Coisas simples como esta deveriam ser apresentadas a todos os alunos. Quem sabe mudariam a visão sobre a Matemática e se interessariam um pouco mais...
ResponderExcluirUm abraço.
Olá, Kleber!!!!
ResponderExcluirAdo, ado, ado... cada um no seu quadrado!!!!
Muito boa, essa postagem!!!! Muito bem escrita e didaticamente perfeita!!!!
Quando li o título do post, procurei me lembrar como enfrentei isso Há 10 000 anos atrás, rsrsrsrsrs!!!!
Confesso que só tive o domínio desse assunto (como o professor não era o Kleber), com a ajuda de figuras geométricas, tipo daquelas que usamos para graficamente mostrarmos os produtos notáveis do tipo... (a + b) ^ 2.
É isso aí, meu prezado amigo e parceiro!!!! Postagens assim, conseguem a proeza de transformarem a MÁ temática em... BOA temática!!!! Parabéns!!!!
Um abraço!!!!!
Vale salientar que a ideia de completar quadrado,
ResponderExcluirbuscando um trinômio quadrado perfeito, também é usada no ensino de Geometria Analítica-3º ano do Ensino Médio, no tópico referente a equação reduzida de uma circunferência, que facilita muito em encontrar as coordenadas do centro da circunferência e o raio da mesma.
Parabéns, kleber.
Antes de escrever este artigo, dei uma pesquisada na internet e em muitos dos casos encontramos o completar quadrado por figuras geométricas ou ainda um pouco confusas.
ResponderExcluirObrigado pelos comentários amigo Valdir e Paulo Magalhães.
Qual o melhor método, Bháskara ou Completar Quadrado?
ResponderExcluirBem, o método de completar quadrados permite resolver qualquer equação sem a necessidade de recorrer à fórmula da equação de segundo grau; no entanto, a equação de Bháskara é um fórmula fechada e funciona sempre e também muito prática. Não sei dizer qual é o melhor, acho que depende do seu costume. Mas as fórmulas surgem para facilitar os cálculos, talvez devamos levar isso em conta.
ExcluirAbraços.
Essa postagem ta top professor!
ResponderExcluirCara,parabéns
ResponderExcluir