07/06/2014

Florence Nightingale e os Gráficos Estatísticos

É inegável a importância que os gráficos estatísticos adquiriram nos dias de hoje, nas mais variadas áreas do conhecimento, principalmente me virtude da existência de diversos aplicativos computacionais relativamente simples de serem operados. Isso se deve ai seu grande poder de concisão e forte apelo visual.

Nos livros, revistas, jornais e relatórios, os gráficos são de fácil entendimento para a maior parte das pessoas. Geralmente são considerados até mais compreensíveis do que as tabelas.

Além de serem utilizados como meio rápido e fácil de comunicação, os gráficos estatísticos também são úteis na busca de padrões de comportamento e relações entre variáveis, na descoberta de novos fenômenos, na aceitação ou rejeição de hipóteses, etc.

Florence Nightingale e os gráficos estatísticos

Florence nasceu em Florença, Itália, em 12 de maio de 1820, quando seus pais estavam viajando pela Europa, e morreu em 13 de agosto de 1910 em Londres. Ela ficou famosa por ser pioneira no tratamento de feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Era conhecida como A Dama da Lâmpada, por usar uma lâmpada no auxílio da iluminação durante o tratamento dos feridos durante a noite.

Apresentou, desde cedo, uma forte inclinação para o estudo da Matemática. Gostava de indicar por números tudo que pudesse ser registrado, tal como distâncias, tempos de viagem, orçamentos, etc. No entanto, Nightingale sofreu forte oposição dos pais, que, por fim, cederam aos anseios da filha. Assim, ela conseguiu realizar seus sonhos de estudo e ainda preparou-se para exercer a Enfermagem.

É frequentemente lembrada como uma das fundadoras da profissão de enfermeira e reformadora dos sistemas de saúde. Atuou como enfermeira-chefe do Exército britânico de $1854$ a $1860$, durante a Guerra da Crimeia (Inglaterra, França e Turquia se uniram contra a Rússia por problemas territoriais), na qual constatou que a falta de higiene e as doenças hospitalares matavam grande número de soldados internados.

Conseguiu, com suas reformas, reduzir significativamente a taxa de mortalidade no hospital onde atuou. Famosa pelo seu talento profissional, passou a trabalhar ativamente pela reforma dos sistemas de saúde e pelo desenvolvimento da Enfermagem. Em $1860$, publicou seu livro mais importante, Notas sobre Enfermagem, no qual enfatizou os modernos princípios da Enfermagem.

Diagrama das causas de mortalidade

[Veja em tamanho maior aqui]

Florence Nightingale utilizou-se dos dados estatísticos, quer em forma de tabelas, quer em forma de gráficos, como ferramenta para suas atividades de reforma na área de saúde. A base para a utilização do ferramental estatístico ela já possuía, em virtude do conhecimento prévio de Matemática e da habilidade para trabalhar com números, além do conhecimento dos aspectos médicos ligados à sua atividade.

Ela utilizou os gráficos estatísticos (gráfico de frequência, frequências acumuladas, histogramas e outros) com a finalidade de expressar sua ideias para membros do Exército e do governo. Seus gráficos foram tão criativos que se constituíram num marco do desenvolvimento da Estatística. Seu trabalho foi tão importante que, em $1858$, ela foi a primeira mulher eleita membro da Associação Inglesa de Estatística.

Durante a Guerra Civil Americana  Nightingale foi conselheira de saúde nos Estados Unidos, na área militar. Também trabalhou como conselheira de saúde do governo britânico no Canadá.

Em $1883$, recebeu uma condecoração (Cruz Vermelha Real) da rainha Vitória por seus relevantes serviços prestados à saúde.

Em $1907$ foi a primeira mulher a receber das mãos do rei Eduardo $VII$ a Ordem do Mérito. Faleceu em Londres em agosto de $1910$ aos $90$ anos.

Links para este artigo:





Referências:


  • Fundamentos de Matemática Elementar V11 - Iezzi, Hazzan & Degenszajn


Veja mais: 



Siga também o blog pelo canal no Telegram.

Compartilhe esse artigo:



Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Leia a política de moderação do blog. Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog