19/07/2017

A Pedra de Roseta

No dia $19$ de julho de $1799$, era encontrada no Egito pelas tropas napoleônicas a Pedra de Roseta, que tornaria possível a compreensão de toda a matemática egípcia

A Pedra de Roseta é um fragmento de uma estela de granodiorito do Egito Antigo, cujo texto foi crucial para a compreensão moderna dos hieróglifos egípcios. Sua inscrição registra um decreto promulgado em $196\ a.C.$, na cidade de Mênfis, em nome do rei Ptolomeu $V$, registrado em três parágrafos com o mesmo texto: o superior está na forma hieroglífica do egípcio antigo, o trecho do meio em demótico, variante escrita do egípcio tardio, e o inferior em grego antigo.

a-pedra-de-roseta-foi-fundamental-na-compreensao-dos-hieroglifos-egipcios-e-no-desenvolvimento-da-historia-da-matematica

Exibida originalmente dentro de um templo, a estela provavelmente foi removida durante os períodos cristão ou medieval, e finalmente terminou sendo usada como material na construção de um forte na cidade de Roseta (Rashid), no delta do Nilo. Foi redescoberta ali em $1799$ por um soldado integrante da expedição francesa ao Egito, liderada por Napoleão. Primeiro texto bilíngue a ser recuperado na história moderna, a Pedra de Roseta logo despertou grande interesse pela possibilidade de conter uma tradução da antiga língua egípcia, até então nunca decifrada. Cópias litografadas e de gesso passaram a circular entre museus e acadêmicos europeus. Neste meio tempo, tropas britânicas derrotaram os franceses no Egito, em $1801$, e a pedra acabou passando para a posse do Reino Unido, de acordo com a Capitulação de Alexandria. Transportada para Londres, está em exibição ao público no Museu Britânico desde $1802$, onde é o objeto mais visitado.

O estudo do decreto já estava bem avançado quando a primeira tradução completa do texto grego surgiu, em $1803$. Somente $20$ anos depois, no entanto, foi feito o anúncio da decifração dos textos egípcios por Jean-François Champollion, em $1822$; muito tempo ainda se passou até que os estudiosos pudessem ler outras antigas inscrições egípcias e compreender sua literatura com alguma confiança. Os principais fatores para esta decodificação foram: a descoberta de que a Pedra oferecia três variantes do mesmo texto $(1799)$; que o texto em demótico utilizava caracteres fonéticos para soletrar os nomes estrangeiros $(1802)$; que o texto em hieróglifos não só também o fazia, como tinha semelhanças profundas com o demótico (Thomas Young, $1814$); e que, além de serem utilizados para soletrar estes nomes, os caracteres fonéticos também eram utilizados para soletrar palavras nativas do egípcio (Champollion, $1822–1824$). Desde sua redescoberta, a Pedra tem sido alvo de rivalidades nacionalistas, incluindo sua transferência da França para o Reino Unido durante as Guerras Napoleônicas, a antiga disputa sobre o valor relativo das contribuições de Young e Champollion para a decifração, e, desde $2003$, a reivindicação de retorno feita pelo Egito.

Duas outras cópias fragmentárias do mesmo decreto foram descobertas mais tarde, e diversas inscrições bilíngues ou trilíngues semelhantes foram descobertas posteriormente, incluindo dois decretos Ptolomaicos um pouco anteriores (o Decreto de Canopo, de $238\ a.C.$, e o decreto de Mênfis de Ptolomeu $IV$, $c.\ 218\ a.C.$. A Pedra de Roseta, portanto, não tem mais o valor de ser única, porém foi essencial para a compreensão moderna da literatura e da civilização do Egito Antigo. O termo Pedra de Roseta é utilizado hoje em dia em outros contextos, para se referir a alguma informação essencial de um campo novo de conhecimento.

Link:


Referências:


Veja mais:

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: A Pedra de Roseta. Publicado por Kleber Kilhian em 19/07/2017. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

2 comentários:

  1. Não entendi a relação que pode haver entre a pedra Roseta e a matemática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que a pedra de Roseta foi encontrada, foi possível decifrar Os hieróglifos egípcios. E a partir daí, foi possível traduzir os papiros que continham centenas de problemas de matemática, a maioria aplicados ao dia a dia.

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog