05/02/2018

Como aprender equações de primeiro grau de forma fácil e correta

Como você resolve equações de primeiro grau? Sente dificuldades em resolvê-las? Não entende todos os procedimentos? Se você acha complicado ou difícil, provavelmente aprendeu de modo errado.

Vamos tentar resolver a equação $2x-4=0$. Geralmente, aprendemos da seguinte forma:

Isolamos $2x$ passando o $-4$  para o outro lado da igualdade. Como ele é negativo, fica positivo. Agora, para isolar o $x$, como o $2$ está multiplicando, passa para o outro lado dividindo. E pronto. Super fácil!

Entendeu? Bem, se seguirmos este procedimento até conseguimos resolver, mas é confuso, não deixa claro o porquê das passagens e gera mais dúvidas do que esclarecimentos.

O e-book Equação Fácil, escrito pelo Professor Edigley Alexandre, traz de forma didática a maneira correta e definitiva de como se resolver equações.

Como aprender equações de primeiro grau de forma fácil e correta

O que você encontrará neste e-book?

O autor expõe todo o procedimento matemático para a resolução de equações de 1º grau com uma incógnita utilizando um método de fácil assimilação, o que lhe permitirá enxergar as equações de forma diferente e entender todas as propriedades por trás dela, mesmo antes de começar a resolvê-la.

Você aprenderá diferenciar expressão e sentença e aprenderá o que é uma equação e identificar seus elementos. Além dessas explicações você encontrará também diversas informações sobre o universo das equações, tais como:
  • Por que $x$ se tornou a letra mais famosa em equações;
  • Para que serve uma equação;
  • Dica de um livro sensacional sobre equações;
  • Dica de um aplicativo para auxílio nos estudos de equações;
  • Diversos exercícios resolvido, passo-a-passo;
  • 30 exercícios propostos em forma de Quiz criados com o Formulários Google.
E mais ainda:
  • Baixe e leia o e-book em qualquer dispositivo e em qualquer lugar.
  • Simbologia matemática elegante e compreensível escritas em $\LaTeX$.
  • Mais de 30 exemplos preparatórios e explicativos no decorrer de cada tópico.
  • Aprenderá equações sem macetes ou truques. O e-book explora as propriedades matemáticas necessárias para estudar equações.
  • Linguagem acessível para alunos do 7º ano. Explicações claras e justificadas passo-a-passo.
  • Um sensacional aplicativo vai te dar uma força para corrigir seus exercícios.

Exemplo

Se quisermos resolver a equação $x-2=10$, como devemos proceder? O objetivo é calcular o valor de $x$, ou seja, encontrar um valor que quando somado a $-2$ resulta em $10$.

Basta adicionar o oposto de $-2$ em ambos os membros da igualdade. Desta forma, o $-2$ que aparece no primeiro membro, somado a $2$, resultará em $0$, o que deixará o $x$ isolado no primeiro membro d equação.
\begin{equation*}
x - 2 = 10\\

\ \\

x - 2 + (2) = 10 + (2)\\

\ \\

x + 0 = 12\\

\ \\

x = 12

\end{equation*}

A raiz da equação é $x=12$. Como $12$ é um número natural $(\mathbb{N})$, o conjunto solução da equação é $S=\{12\}$.

Este é apenas um exemplo. Este fantástico e-book traz diversos exemplos resolvidos, comentados passo-a-passo, esclarecendo ao leitor cada passagem da resolução.

Ao fim do livro você estará apto a resolver sem dúvidas qualquer equação de primeiro grau, e o melhor: entendendo todos os conceitos e propriedades envolvidos.

Quando for iniciar os estudos sobre equações quadráticas, estes mesmos métodos poderão ser aplicados para sua compreensão.

Adquira o e-book acessando o link:

Veja mais:

A arte de armar equações
Os frutos da Matemática
O método de desfazer para resolução de equações

Siga também o blog pelo canal no Telegram.

Compartilhe esse artigo:


Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Leia a política de moderação do blog. Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

3 comentários:

  1. Para resolver equações de forma fácil, deve-se pensar em uma balança de dois pratos e o que é preciso fazer em cada prato para mantê-los no mesmo nível. Era assim que os árabes faziam.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Tem toda razão. Mas a deficiência que vejo é ensinar de forma correta, com todo o embasamento matematico, de como manter a balança inalterada.

      Obrigado pelo comentário e um abraço!

      Excluir
    2. O e-book não aborda, em sua totalidade, as resoluções de equações usando balanças, mas faz uso dela em alguns casos para explicar os princípios de igualdade.

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog