Primos Gêmeos são todos os pares de números primos cuja distância entre eles é de duas unidades, como por exemplo os pares: $(3,5)$, $(5,7)$ e $(11,13)$. Se observarmos os pares de primos gêmeos terminados com os mesmos algarismos das unidades, podemos notar uma regularidade.
A cada par de primos gêmeos, que detém a característica de possuir os algarismos das unidades iguais, a distância para o próximo par com a mesma característica é sempre de $30k$, com $k$ inteiro, com exceção para os pares $(3,5)$ e $(5,7)$, pois não possuem primos terminados nas mesmas unidades, por serem múltiplos de $5$.

Para ilustrar alguns pares de primos gêmeos com estas características, montamos a tabela abaixo onde podemos observar a distância entre os pares.

Teorema:
A distância entre todos os primos gêmeos com algarismos das unidade iguais é, para um certo $k$, de $30k$, com $k \in \mathbb{Z}$, com exceção aos pares $(3,5)$ e $(5,7)$.
Demonstração:
Esta demonstração foi elaborada pelo professor Eduardo Wagner, do IMPA. Sejam dois pares de primos gêmeos:
\begin{equation*}(x-1, x+1) \quad \text{e} \quad (y-1,y+1)
\end{equation*}
Se os algarismos das unidades dos primeiros elementos de cada par são iguais, então:
\begin{equation*}(y-1)-(x-1)=10k
\end{equation*}
Ou seja, $y-x=10k$, com $k$, inteiro.
Por outro lado, sabendo-se que entre três números consecutivos há sempre um que é divisível por $3$, podemos então inferir que $x$ e $y$ devem ser obrigatoriamente múltiplos de $3$, pois, se $x$ não for múltiplo de $3$, então $x-1$ ou $x+1$ será, o que não pode ser, pois eles são primos.
Então a diferença
\begin{equation*}
(y-1)-(x-1)=x-y
\end{equation*}
é múltipla de $3$, ou seja, a diferença $x-y$ é múltipla de $30$.
Este artigo e teorema foi elaborado por Luiz Carlos Pitzer, mestrando do Profmat e especialista em metodologia de ensino de Matemática.
Contato: luizpitzer@gmail.com.
Links para o artigo:
- http://bit.ly/Distancia-Primos-Gemeos
- https://www.obaricentrodamente.com/2018/02/distancia-entre-primos-gemeos-com-algarismos-das-unidades-iguais.html
Interessante a observação e bastante pertinente para o aprofundamento aos estudos paralelos.
ResponderExcluir