Um triângulo equilátero é todo triângulo em que seus lados são iguais. Consequentemente seus três ângulos internos são congruentes e medem $60°$.
Veremos a seguir duas formas de construir (ou desenhar) um triângulo equilátero utilizando apenas régua e compasso.
A primeira construção será feita a partir de um lado dado do triângulo; a outra construção será a partir de uma circunferência dada, circunscrita ao triângulo.
Construção de um triângulo equilátero a partir de um lado:
Esta construção usa como argumento a propriedade do triângulo equilátero possuir os três lados congruentes, ou seja, possuem o mesmo comprimento. Então o que fazemos é traçar três segmentos congruentes de modo que suas extremidades sejam coincidentes, duas a duas.
Iniciamos a construção com o segmento $AB$ dado. Com a ponta seca do compasso no ponto $A$ e uma abertura igual a $AB$, descrevemos um arco cujo raio será igual à $AB$. Em seguida, com a ponta seca em $B$ e mesma abertura $AB$, descrevemos um outro arco, que intersecta o primeiro no ponto $C$. Unindo os pontos $AB$, $BC$ e $AC$, obtemos o triângulo equilátero desejado.
Construção de um triângulo equilátero a partir de uma circunferência:
Esta construção usa como argumento a propriedade do triângulo equilátero possuir os três ângulos internos congruentes, ou seja, possuem a mesma medida de $60°$. Então o que fazemos é dividir a circunferência em três arcos congruentes, limitadas pelos pontos $A$, $B$ e $C$.
Iniciamos a construção com uma circunferência dada de centro $O$. Marcamos um ponto qualquer na circunferência, por exemplo $C$. Com raio igual a $OC$, posicionamos a ponta seca do compasso em $C$ e descrevemos um arco, marcando o ponto $D$ na intersecção com a circunferência. Com mesmo raio $OC$, mas agora centrado em $D$, descrevemos um novo arco marcando como $B$ a intersecção com a circunferência. Agora, com raio igual a $BC$ e com a ponta seca do compasso em $C$, descrevemos um arco marcando como $A$ a intersecção com a circunferência. Unindo os pontos $A$, $B$ e $C$, obtemos o triângulo equilátero desejado.
Nesta construção foi considerado que o centro $O$ da circunferência era conhecido. Mas, caso tenhamos uma circunferência mas não o seu centro, podemos encontrá-lo facilmente marcando três pontos quaisquer na circunferência e traçando as mediatrizes. A intersecção destas gera o centro $O$ da circunferência. Veja a construção passo-a-passo no artigo Como encontrar o centro de uma circunferência.
Gosta de desafios matemáticos? Veja este desafio matemático envolvendo triângulos equiláteros no blog do professor Edigley Alexandre.
Gosta de desafios matemáticos? Veja este desafio matemático envolvendo triângulos equiláteros no blog do professor Edigley Alexandre.
Links para este artigo:
- http://bit.ly/triangulo-equilatero-compasso
- https://www.obaricentrodamente.com/2018/12/construcao-de-um-triangulo-equilatero-com-regua-e-compasso.html
Postar um comentário