22/03/2020

O coronavírus não tem cor


Coronavírus - Vírus não tem cor

Vírus não tem cor porque são menores do que o comprimento de onda visível para os humanos.

Os vírus possuem diâmetros entre $75\ nm$ a $100\ nm$ e são analisados utilizando microscópios eletrônicos que utilizam feixes de elétrons direcionados.

Como os elétrons são menores do que átomos, na ordem de $10^{-18}\ m$ e os átomos possuem um diâmetro típico em torno de $0,2\ nm$, permite-se observar objetos em nanoescala.

O Coronavírus, que causa a Covid19, possui aproximadamente $100\ nm$ de diâmetro,sendo assim detectável pelos feixes de elétrons.

Nossos olhos detectam a radiação eletromagnética de comprimento de onda que variam de $380\ nm$ (violeta) a $750\ nm$ (vermelho). Sendo assim, impossível enxergarmos uma cor em um vírus. As cores são adicionadas posteriormente para se ter uma bela representação gráfica.

Uma visão microscópica do coronavírus pode ser observada na imagem abaixo:

Imagem do coronavírus através de um microscópio

O artista Luke Jerram cria projetos de arte que excitam e inspiram pessoas ao redor do mundo e uma de suas obras é a representação do coronavírus em vidro. Você pode acompanhá-lo também pelo instagram: lukejerramartist.

Escultura em vidro do Coronavírus por  Luke Jerram

Se você quer saber informações confiáveis sobre o Coronavírus e o evolução da pandemia, sugiro o canal no Youtube do Doutor Atila Iamarino.

Este artigo foi elaborado inspirado em um post do instagram da Doutora Emma Osbourne.


Referências:


Links para este artigo:


Veja mais:

COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: O coronavírus não tem cor. Publicado por Kleber Kilhian em 22/03/2020. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Leia a política de moderação do blog. Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog