Neste post, vamos construir um Hexágono regular utilizando régua e compasso. O processo é muito simples. Vamos lá:
Comece com um círculo e marque o centro como O:
Trace uma reta passando pela origem O e marque as intersecções com a circunferência como A e D:
Com centro em A, descreva uma circunferência de raio AO e marque as intersecções com a primeira circunferência como B e F:
Com centro em D, descreva uma circunferência de raio DO e marque as intersecções com a primeira circunferência como C e E:
Os pontos ABCDEF definem um hexágono regular:
Veja mais:
Construção de um Pentágono Regular com Régua e Compasso Parte I, Parte II e Parte III
Olá Kleber,
ResponderExcluirEm geral aqui seria o local para comentar o post, más peço licença a vc para dizer que sou seguidor do seu blog a algum tempo e toda vez que entro nele fico muito feliz: pela qualidade dos post's, pela simplicidade(do layout até como as idéias matemáticas são apresentadas) e pelo prazer de apreender. Agradeço. Tenho um blog tbm (matematicamentecontando.blogspot.com) que é destinado aos meus alunos. Outra coisa... sou de Guarulhos tbm. Um abraço.
Ola!, sou estudante de arquitetura e queria saber como construir (Construção civil), um exógono de lados iguais, com 3,50 m de parede. Como é feita a inscrição do mesmo no solo? Quis ferramentas eu uso para marcar o exógono, já que não tem como utilizar o compasso? Existe algum vídeo?
ResponderExcluirAtt:
Zenaide Falheiros
zuzufalheiros@gmail.com
Olá Zenaide, como vai? Não é complicado o que você precisa. Primeiro, veja que o hexágono é composto por 6 triângulos equiláteros, possuindo seus lados iguais. Para construir circunferências no solo, sem uso de compasso, utilize uma linha, ou barbante, onde uma ponta tenha um lápis e a outra ponto será fixa, como se fosse a ponta seca do compasso.
ExcluirTrace uma linha reta, que pode ser guiado por uma linha esticada. No local onde será o centro do hexágono, prenda a ponta do barbante livre (pode ser com um prego). Estique a linha e trace a circunferência desejada. O comprimento do barbante deverá ter a medida que deseja de 3,50m.
Em seguida, na intersecção da circunferência com a linha reta, posicione a ponta livre do barbante, prenda com um prego e trace uma nova circunferência. Proceda assim para o outro lado. Depois una os pontos, como na construção acima, e pronto! Simples não é?
Abraços!
Isto e uma maravilha nao consegia faser um exsagono e agora cojsigo valeu
ResponderExcluir