29/09/2013

Lobachevsky e as geometrias não-euclidianas

lobachevsky-e-as-geometrias-nao-euclidianas-o-baricentro-da-mente-kleber-kilhian
Tudo começou com Euclides, cerca de 300 a.C., em sua obra-prima Os Elementos a geometria foi construída sobre cinco postulados:

I - Fique postulado traçar uma reta a partir de todo ponto até todo ponto.
II - Também prolongar uma reta limitada, continuamente, sobre uma reta.
III - E, com todo centro e distância, descrever um círculo.
IV - E serem iguais entre si todos os ângulos retos.
V - E, caso uma reta, caindo sobre duas retas, faça ângulos interiores e do mesmo lado menores que dois retos, sendo prolongados as duas retas, ilimitadamente, encontram-se no lado no qual estão os menores do que dois retos.

Este quinto postulado em especial, certamente não traduzia nenhuma experiência concreta. Além disso Euclides só o enunciou depois de provar o máximo possível de teoremas sem usá-lo. Hoje podemos escrevê-lo assim:

Postulado $V$:

Se num plano duas retas $a$ e $b$ são interceptadas por uma transversal $c$ de modo a formar um par de ângulos colaterais internos de soma menor que $180°$, então essas retas, prolongadas indefinidamente, se cortam do lado em que estão os ângulos considerados.
Postulado V: Se num plano duas retas a e b são interceptadas por uma transversal c de modo a formar um par de ângulos colaterais internos de soma menor que 180°, então essas retas, prolongadas indefinidamente, se cortam do lado em que estão os ângulos considerados.

Na verdade Euclides trabalhava, em sua geometria, como em particular no postulado $V$, com segmentos de reta que prolongava num ou noutro sentido, conforme necessitasse, ao invés de retas infinitas acabadas, como se faz hoje. E o que esse postulado afirma equivale, na versão moderna da geometria euclidiana, a admitir que por um ponto fora de uma reta não há mais que uma paralela à reta. Entre as implicações importantes do postulado $V$ está o teorema que assegura ser a soma dos ângulos internos de um triângulo igual a um ângulo raso.

Desde os tempos de Euclides dezenas de matemáticos tentaram provar esse postulado, a partir dos outros quatro, achando que se tratasse na verdade de mais um teorema. Um deles foi Nikolai Ivanovich Lobachevsky (1792-1856), um russo natural da atual cidade de Gorki, cuja vida acadêmica sempre esteve vinculada à Universidade de Kazan, desde seu ingresso como aluno de 1827 a 1846. Diga-se de passagem que o fato de Lobachevsky ter alcançado a reitoria da Universidade de Kazan não foi um prêmio a seus méritos científicos. Estes jamais foram reconhecidos devidamente durante sua vida. Pelo contrário, uma versão de suas ideias geométricas, datando de 1829-30, chegou a ser recusada para publicação pela Academia de Ciências de São Petersburgo.

Na mesma época, o matemático húngaro János Bolyai (1802-1860) anunciou, de forma independente, a descoberta de geometrias não-euclidianas. O trabalho de Lobachevsky é de 1829 e o de Bolyai nasceu como um apêndice de um livro publicado por seu pai em 1831.

Quando jovem, o pai de Boylai havia sido colega de Gauss (1777-1855) em Göttingen, e quando o filho pôs suas ideias por escrito, seu pai enviou um exemplar do manuscrito a Gauss, que não se sensibilizou ao entusiasmo do jovem János, escrevendo de volta: "Sim, mas isso que seu filho fez não é novidade para mim, que percebi essa possibilidade há muitos anos, em minha juventude". Hoje sabemos que foi Gauss mesmo o primeiro matemático a perceber a possibilidade das geometrias não-euclidianas.

Lobachevsky e Bolyai começaram negando o postulado das paralelas e procedendo a deduzir uma série de teoremas bem diferentes dos conhecidos teoremas da antiga geometria euclidiana. Afirmaram, então, terem descoberto uma geometria alternativa à geometria euclidiana, isto é, uma geometria sem contradições internas e de resultados surpreendentes e que hoje são considerados descobridores dessa geometria conhecida hoje como Geometria Hiperbólica. Por exemplo, nessa geometria, a soma dos ângulos internos de um triângulo vale menos que $180°$.

Cabe então a pergunta: tamanha liberdade é válida em matemática? Não é difícil nos convencermos que sim. Primeiro notemos que a geometria considerada por Euclides ao chegar ao postulado $V$ referia-se a um plano. Ademais, o conceito de reta é primitivo: não se define, não poderia haver nesta algum ente que fizesse o papel análogo ao da reta no plano, perante o mesmo conjunto de postulados?

Tanto isso é possível que em 1868 o matemático italiano Eugênio Beltrami (1835-1900) descobriu um modelo para a geometria hiperbólica, a pseudo-esfera, superfície que lembra uma corneta dupla.
a pseudo-esfera, superfície que lembra uma corneta dupla

Nessa superfície, por um ponto fora de uma "reta" há mais do que uma paralela a essa "reta". Claro que a "reta" nesse caso indica o ente da pseudo-esfera cuja ideia corresponde à da reta de um plano. Na figura acima podemos visualizar como ocorre, bem como que a soma dos ângulos internos de um "triângulo" vale menos que um ângulo raso. A partir desse modelo, a geometria que o próprio Lobachevsky chamava de imaginária passou a ser matematicamente real.

 As geometrias não-euclidianas, objeto das pesquisas de Lobachevsky, eram um verdadeiro tabu em sua época, daí a marginalização científica de que foi vítima o geômetra russo (agradava pelo fato de trabalhar num local muito distante dos grandes centros da Europa ocidental). Mas isso não impediu que se tornasse público que foi ele o primeiro a publicar um trabalho sobre geometrias não-euclidianas (1826). E ganhou, assim, a primazia de ter acabado com o mito da verdade absoluta na matemática.

Referências:

  • Fundamentos de Matemática Elementar V10 - Geometria Espacial, Posição e Métrica - Osvaldo Dolce & José Nicolau Pompeo
  • Várias Faces da Matemática - Tópicos para Licenciatura e Leitura Geral - Geraldo Ávila
  • Os Elementos de Euclides - Tradução e Introdução de Irineu Bicudo
COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Lobachevsky e as geometrias não-euclidianas. Publicado por Kleber Kilhian em 29/09/2013. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

6 comentários:

  1. Oi, Kleber! Muito bom publicar isso, creio que é o ponto onde a Matemática e a Filosofia se encontram. Ao nos depararmos com Geometrias não-Euclidianas precisamos rever todos os conceitos. Certa vez num fórum discutíamos sobre esse postulado, um rapaz de maneira muito engenhosa "provou" o postulado das paralelas usando funções trigonométricas, fui voto vencido, não adiantou eu tentar explicar que essas funções só se aplicam em Geometria porque existem triângulos semelhantes e só existem triângulos semelhantes porque admite-se o postulado das paralelas e que portanto era uma "demonstração" cíclica. Em geometrias não-Euclidianas, em geral, não existe semelhança de triângulos como conhecemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom eu amo matematica

      Excluir
    2. eu adoro matematica

      Excluir
    3. Olá Tavano, como vai?

      Desde Euclides, os matemáticos tentaram provar que o postulado 5 não passava de um teorema. Deu no que deu: geometrias não-euclidianas. E o quinto postulado transforma-se: Por um ponto fora de uma reta dada passa mais de uma paralela a essa reta.

      Quebrou um paradigma, que na época era sustentado pela filosofia de Kant, e se não fosse isso, Gauss já teria publicado suas ideias muito antes.

      Podemos comparar a descoberta da geometria de Lobachevsky com a teoria do heliocentrismo, onde o geocentrismo era sustentado pela Igreja, reprimindo o desenvolvimento das ciências e sabemos muito bem que Galileu quase foi para a fogueira-santa.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Olá, professor.
    Lembro-me de já ter lido, que Gauss já questionava a geometria euclidiana ainda muito novo, mas é curioso como mentes tão brilhante quando a de Gauss, de Newton, entre outros, podem ser tão maquiavélicas, diria até soberba. Newton então se mostrou contrariado diversas vezes à ponto de se isolar, devido à refutação de sua teoria corpuscular das ondas eletromagnéticas. Enfim, as histórias que permeiam as nossas maiores equações e descobertas são tão belas quanto suas aplicações.
    Enfim, mais um artigo de qualidade.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu vi um vídeo em inglês ano passado que explicava a origem dessa geometria "não-euclidiana". Pelo que entendi ela antecede inclusive Euclides.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog