30/12/2019

Retrospectiva: Os 10 artigos mais lidos em 2019

Este é o último artigo do blog O Baricentro da Mente publicado neste ano de 2019, que chega a seu fim. No total foram 559 artigos ao longo dos 11 anos de existência, tratando de diversos temas entre os ramos da Matemática, Física, Astronomia e Educação.

Top 10 - Os artigos mais lidos de 2019

Agradeço a você Leitor Fiel que, mesmo com todas as tarefas diárias, não deixou de prestigiar este blog. Foram quase 10 mil acessos diretamente pelo link www.obaricentrodamente.com, o que mostra que o blog contribuiu de alguma forma para você. Muito obrigado.

A você que está conhecendo este blog agora, seja bem-vindo! Espero que encontre o que procura e que lhe seja útil.

Abaixo, fiz uma lista dos 10 artigos mais lidos neste ano de 2019.

1) Método de integração por substituição 

O método de integração por substituição, ou método de mudança de variável, é um dos métodos de integração mais poderoso. É originado pela regra da cadeia para derivadas de funções compostas.

O objetivo é transformar uma dada integral que em princípio parece complicada de calcular em uma mais simples, que pode ser resolvida.

  • Total de acessos: 16.190

2) Em quanto tempo a luz do Sol atinge a Terra?

Nesta postagem, veremos uma forma de calcular o tempo gasto pela luz do Sol até atingir a Terra. Usaremos uma fórmula básica da Física e a distância média entre a Terra e o Sol.

  • Total de acessos: 15.780


3) Método de integração por frações parciais - Fatores lineares

O método de integração por frações parciais é utilizado para resolver integrais quando o integrando não pode ser calculado diretamente, por substituição de variável ou ainda por partes. Neste caso, devemos decompor o integrando em uma soma de frações parciais e integrá-la membro a membro.

  • Total de acessos: 12.075

4) Cálculo de área entre duas curvas através de integral

Sejam duas curvas $y=f(x)$ e $y=g(x)$ em um sistema de eixos ortogonais, cuja intersecção entre estas curvas se dê nos pontos $x=a$ e $x=b$, onde a curva $y=f(x)$ esteja acima da curva $y=g(x)$ no intervalo $[a,b]$. O que queremos é encontrar uma integral que possa representar a área definida entre estas curvas.

  • Total de acessos: 11.465

5) Funções trigonométricas inversas: A função arco seno

As funções trigonométricas inversas têm várias aplicações. No Cálculo, especialmente, as funções arco seno e arco tangente foram desenvolvidas para permitir a resolução de certos tipos de integrais.

  • Total de acessos: 11.316

6) Construção de um pentágono com régua e compasso - Parte 2

Neste artigo, veremos como construir um pentágono com régua e compasso a partir de uma circunferência.

  • Total de acessos: 10.380

7) Aplicação de derivadas na determinação de máximos e mínimos

Podemos resolver problemas de otimização através de derivadas. Para encontrarmos os valores de máximo ou mínimo, primeiramente devemos encontrar a função que nos leve à solução do problema, calcular sua derivada, obtendo uma função dependendo somente de uma variável. Em seguida, igualamos a zero, obtendo uma equação. Em seguida, obtemos o valor de máximo ou de mínimo.

  • Total de acessos: 9.495

8) Demonstração da fórmula para o volume da esfera

Para esta demonstração, utilizamos o conceito de integral definida. Iniciamos com uma circunferência centrada na origem, rotacionando-a em torno do eixo dos $x$.

  • Total de acessos: 9.035

9) Base média de um trapézio

O trapézio é um quadrilátero plano convexo formado por quatro lados, sendo dois deles paralelos que são chamados de bases. A base média de um trapézio é o segmento que une os pontos médios dos lados e é paralelo às bases.

  • Total de acessos: 7.660

10) Teorema do quadrilátero circunscritível

Este artigo trata do quadrilátero circunscrito a uma circunferência. Veremos a condição necessária e suficiente, algumas propriedades e teoremas interessantes e alguns exercícios resolvidos.

  • Total de acessos: 7.295


Links para este artigo:


COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Retrospectiva: Os 10 artigos mais lidos em 2019. Publicado por Kleber Kilhian em 30/12/2019. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Leia a política de moderação do blog. Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

2 comentários:

  1. Olá meu amigo!

    Fico imensamente satisfeito com o crescimento do seu blog, mesmo em meio a tanto conteúdo de mídia áudio visual. Ainda bem que os blogs se mantém vivos e com grande valor.

    Artigos relevantes e de grande qualidade faz com que este blog tenha o alcance que tem. Isso também é fruto do seu esforço. Sua dedicação em mantê-lo sempre atualizado é louvável e acredito que traz uma grande contribuição para a Matemática na internet.

    Um forte abraço!
    Feliz 2020!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido!

      Você sabe muito bem que sua ajuda foi essencial para melhorar o desempenho do blog. Obrigado.

      Desde quando criamos nossos blogs, muita coisa mudou. Muitos blogs que surgiram nesse meio tempo, desapareceram, ou acabaram migrando para YouTube, não sei. Mas, só quem tem um blog sabe o trabalho que dá mantê-lo atualizado e com artigos relevantes.

      Vou seguindo na luta, dividindo meu tempo e tentando usá-lo da melhor forma possível.

      Um excelente 2020 para você e família!

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog