28/09/2010

Porque as porcas são sextavadas?

porque as porcas sao sextavadas

Você já parou para pensar porque as porcas são sextavadas e não formadas por um outro polígono como pentágono, octógono ou mesmo um decágono? É certo que encontramos porcas em formato quadrado, mas a escolha por fabricar uma porca no formato hexagonal não é por acaso e, neste post, vou mostrar porque uma porca neste formato é mais eficiente.

Vamos considerar a imagem abaixo:
chave de boca porca sextavada angulo 60°

Ao girarmos a chave no sentido horário, estamos apertando a porca e para que o vértice $B$ do hexágono (que representa a porca) chegue até a posição do vértice $A$, a chave descreve um arco com ângulo $\theta=60^\circ$.
Se considerarmos o hexágono inscrito a uma circunferência de raio $r$, podemos calcular o comprimento do arco descrito no deslocamento do vértice $B$ para $A$:
hexagono inscrito em uma circunferencia angulo de 60°
Sabemos que o comprimento de uma circunferência é dado por $C=2\pi r$ e equivale aos $360^\circ$ da circunferência. Se quisermos descobrir somente o comprimento de um dado arco, em nosso caso um arco formado por um ângulo interno de $60^\circ$, fazemos:
$$
C_{Total} = 2\pi r = 360^\circ\\
\ \\
C_{Arco} = x = 60^\circ
$$
Esta é uma regra de três simples e resolvemos da seguinte forma:
$$
360x=120\pi r\\
\ \\
x = \frac{1}{3}\pi r
\tag{1}
$$
Já para uma porca em formato quadrado, o ângulo $\theta=90^\circ$ e, consequentemente, o arco descrito pelo vértice $B$ ao girarmos a chave no sentido horário, para que alcance a posição do vértice $A$, também será de $90^\circ$:

Analogamente ao que foi feito para encontrarmos o comprimento do arco gerado pelo deslocamento do vértice $B$ até $A$¸para o ângulo de $60^\circ$, fazemos para o ângulo de $90^\circ$:
$$
C_{Total} = 2\pi r = 360^\circ\\
\ \\
C_{Arco} = x = 90^\circ
$$
O que nos leva a:
$$
360x = 180 \pi r\\
\ \\
x = \frac{1}{2} \pi r
\tag{2}
$$
Aqui, observamos que o comprimento do arco dado em $(1)$ é menor do que o dado em $(2)$. Mas o que isso quer dizer? Bem, o esforço é menor, já que o deslocamento da chave gera um arco de menor tamanho. Isso na prática é muito importante, pois há lugares de acesso restrito às porcas em equipamentos, motores, etc. e a questão de ter que girar a chave apenas $60^\circ$ ao invés de $90^\circ$ para que se possa encaixar novamente a boca da chave na porca é fundamental.

Então você me pergunta: porque, então, as porcas não são octogonais ou mesmo decagonais já que teríamos o ângulo $\theta$ menor?
octogono decagono
A resposta é simples: vejam que quanto mais aumentamos o número de lados do polígono, o comprimento do lado diminui e a área de contato da chave diminui perdendo sua eficiência, acontecendo o chamado “espanar”. Vejam que quanto maior o número de lados, mais o polígono assemelha-se a um circunferência:
poligonos de varios lados

Matematicamente falando, quando o número de lados n de um polígono regular tende ao infinito, o polígono tende a uma circunferência.


COMO REFERENCIAR ESSE ARTIGO: Título: Porque as porcas são sextavadas?. Publicado por Kleber Kilhian em 28/09/2010. URL: . Leia os Termos de uso.


Siga também o blog pelo canal no Telegram.
Achou algum link quebrado? Por favor, entre em contato para reportar o erro.
Para escrever em $\LaTeX$ nos comentários, saiba mais em latex.obaricentrodamente.com.

17 comentários:

  1. Mas surge uma pergunta por que não usar porcas pentagonais cujo o ângulo de giro de 72 graus? Creio que a resposta seja devido a falta de eixos de simetria, dificultando novamente o encaixe da chave de boca, enquanto que no hexágono, temos 3 eixos de simetria. Parabéns novamente pela excelente aplicação da Matemática no dia-a-dia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Paulo, uma porca pentagonal não serviria para chaves de boca pelo fato que você mencionou (por não haver lados paralelos), mas já para aquelas tipo canhão, não teria problema, já que são acopladas à porca de outra forma. Mas creio que não fabriquem para manter um determinado padrão.

    Obrigado pelo seu comentário!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. O meu contador de comentários e posts funciona normalmente porque eu não coloquei o antigo. Coloquei o do blog usuário compulsivo. Paguei um preço de colocar esse contador que é a propaganda deste blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post, muito legal Kléber!


    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Seria estranha uma chave de boca pentagonal! kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Prof. Fabrício21/11/10 06:37

    O hexágono tem seis eixos de simetria (3 passando por pares de vértices e 3 passando por pontos médios dos lados).

    Um abraço!
    Prof. Fabrício

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Prof. Fabrício por contribuir com seu comentário.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/1/11 01:13

    Wow, muito legal oO

    ResponderExcluir
  9. Interessante! Gostaria de acrescentar a questão econômico. Se imaginarmos duas porca, uma quadrada e outra sextavada, ambas circunscritas na mesma circunferência (de moda a garantir a mesma "parede" mínima e consequentemente o mesmo desempenho aos esforços). Temos que a área da porca sextavada é de aproximadamente 13,4% menor que a da quadrada. Economia significativa no consumo de material.
    Agora, porque não, então, um polígono com mais lados? Uma vez que quanto maior o número de lados menor a área até tender para a circunferência na qual estão circunscritos. Porque, caso as porcas sejam produzidas em chapas, o sextavado é a forma que permite melhor aproveitamento da chapa, junto com o quadrado e o triângulo, porém com menor área. Nos demais casos existe uma sobra que vira resídio e que no final se converte em custo também.
    Mas acontece que normalmente as porcas são confeccionadas a partir de barras, que já são produzidas na forma sextavada pelas usinas para atender a indústria mecânica, e novamente menor área da secção implica em menor peso e menor custo.

    Grande abraço!
    Arq.Urb. André Alves

    ResponderExcluir
  10. Olá André, o que acrescentou é verdade. Temos que levar em conta também o custo do material e quanto menos custar na produção, melhor. Isso implica em aproveitar melhor o material. O formato sextavado também pode ter sido inspirado nas abelhas, que constroem seus favos em formato hexagonal, economizando tempo e trabalho, maximizando os resultados.

    Obrigado pelo comentário. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante. É incrível como o nosso dia-a-dia é recheado de coisas e utensílios à nossa volta, e que nós ficamos tão acostumados com eles que nem paramos pra pensar o porque de eles serem de um formato ou de outro. Certo dia eu estava olhando um clips (é assim que escreve?), esses de prender papéis, e fiquei pensando: Putz, é um pedaço de arame dobrado, mas que sacada genial da pessoa que inventou.

    Eu não tinha lido este post super interessante aqui do Baricentro, e cheguei a ele porque vc colocou no facebook. Achei que era "lançamento". É que é do tipo que não perde a "validade".

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá Jairo, meu velho! Basta pararmos para observar que vamos encontrar a mtemática em tudo (e física também). No caso da porca, talvez ainda haja outros motivos que não estes para que tomassem este formato. Aí somente os fabricantes para responderem.

    O clips é intrigante mesmo. Sua forma dobrada permite trabalhar como uma "mola" pressionando as folhas de papel entre suas duas partes. Qual a maior força que ele pode exercer sobre as folhas sem deformar-se? Isso depende de quantas folhas são presas... eu acho. Deixo esta para você.

    No facebook, às vezes coloco links antigos, pelo fato de não produzir artigos novos com tanta frequência.

    A Matemática nunca perde a validade. Às vezes se transformam.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei neste link um pouco sobre a origem do clipe de papel:

      http://edimarlonjornalista.blogspot.com.br/2010/03/quem-inventou-o-clip-de-papel.html

      Excluir
  13. Trabalho com usinagem ou seja, fabricação de peças metálicas como porcas, parafusos e outros itens e devo dizer que, o material das porcas é exagoanl por uma simples razão prática na fabricação.
    Com a forma exagonal pode-se segurar, prender o material a ser trabalhado em um disposito centralizador rotativo chamado "placa" seja em tornos mecânicos manuais ou controlados por computador tendo-se assim, esta parte da máquina a função de "segurar" o material para a dita operação de furação e feitura de rosca interna o que é o caso da porca.
    Tem-se então que, por possuir três pontos de contato com a peça a ser trabalhada, placa autocentra ou seja, faz um centralização do material sem a necessidade de inteferência manual no processo fazendo com que o furo da porca fique sempre no meio de seu formato ou centro.
    Assim obtemos o melhor centro de gravidade ou apoio para qualquer operação e isto ocorre sempra com materiais que tenham formas que são divisíveis por 3 mas para efeito prático o de seis lados se torna ideal até mesmo para o armazenamento já que quando se empilha esse ocupa menor espaço.

    ResponderExcluir
  14. Não se esqueça que a chave tem a boca angulada (30°) de modo a permitir o giro na metade do espaço.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise no blog